Líder do Senado toma decisão que desagrada STF e aumenta atrito entre Poderes

Rodrigo Pacheco propõe limite de tempo para mandatos de futuros ministros que assumirem cadeiras na Suprema Corte

Rodrigo Pacheco e Alexandre de Moraes | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A tensão entre o Legislativo e o Judiciário atingiu um novo patamar após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sugerir uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para instituir mandatos para futuros ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente, não há limite de permanência no cargo, exceto pela aposentadoria compulsória aos 75 anos.

A iniciativa de Pacheco provocou uma reação do decano do STF, Gilmar Mendes, que, em uma postagem nesta terça-feira (03), questionou por que, "após vivenciarmos uma tentativa de golpe de Estado", pensamentos "supostamente reformistas" se voltam "apenas ao Supremo".

Leia Mais

Mendes expressou sua irritação, e outros ministros da Corte também veem a proposta como uma provocação do Legislativo.

A sugestão de limitar os mandatos dos futuros ministros surge em meio a julgamentos da Corte que tensionam a relação entre os poderes. Líderes do Legislativo argumentam que o STF tem ultrapassado sua competência, legislado em áreas sob responsabilidade do Congresso e do Senado. Votações, como a descriminalização do porte de drogas e do aborto, contribuíram para a escalada da crise.

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até agora tem optado por manter uma posição neutra na disputa institucional. O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que o Executivo permanecerá neutro na crise.

Proposta de mandatos para ministros do STF

Ao contrário do Legislativo e do Executivo, os ministros do Supremo não têm limitação de mandato. Segundo a Constituição, após indicação presidencial e sabatina no Senado, um novo ministro pode permanecer na Corte até os 75 anos. Se a proposta de Pacheco for aprovada, passará a valer para futuras indicações, sem afetar a permanência dos atuais ministros.

Camilo Onoda Caldas, diretor do Instituto Luiz Gama, alerta que mudar as regras agora pode gerar instabilidade e insegurança jurídica. Ele destaca que a vitaliciedade garante que os magistrados exerçam suas funções sem interferência externa.

O advogado constitucionalista faz um paralelo com o tratamento dado ao STF durante a ditadura militar, quando o número de ministros foi aumentado para uma composição alinhada aos militares.

Inspiração internacional

Rubens Beçak, professor da Universidade de São Paulo (USP), acredita que todas as iniciativas que visam otimizar o Judiciário são bem-vindas. Ele destaca que cortes constitucionais europeias, como a alemã e a austríaca, adotam mandatos. Beçak defende a ideia como uma forma de aprimorar a instituição.

A disputa entre os poderes não é um fenômeno recente, mas tem se intensificado. A atuação do STF em pautas consideradas contrárias à agenda conservadora, como a descriminalização do porte de drogas e o Marco Temporal para terras indígenas, contribuiu para o acirramento da relação. O governo Lula mantém uma postura neutra até o momento, enquanto a proposta de mandatos para ministros do STF segue gerando debates e tensões entre os poderes.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES