Linguagem neutra: Projeto polêmico de Nikolas Ferreira é retirado de pauta

Vereadores de partidos de esquerda ameaçaram obstruir as votações dos seis projetos previstos para esta quinta-feira caso a proposta não fosse retirada da pauta.

Nikolas Ferreira em discurso na Câmara a qual foi acusado de transfobia | Reprodução/TV Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O projeto de lei 54/2021, que busca proibir o uso da linguagem neutra nas escolas de Belo Horizonte, foi retirado da pauta de votação na Câmara Municipal nesta quinta-feira (13). O autor da proposta é o ex-vereador e atual deputado federal Nikolas Ferreira, do PL. A votação em segundo turno foi adiada; uma reunião extraordinária foi marcada para o dia 24 de abril no intuito de discutir a proposição.

A proposta já havia sido aprovada em primeiro turno em julho de 2022. No entanto, vereadores de partidos de esquerda ameaçaram obstruir as votações dos seis projetos previstos para esta quinta-feira caso a proposta não fosse retirada da pauta. Para evitar a obstrução, foi feito um acordo para adiar a votação.

Leia Mais

A proibição da linguagem neutra em escolas é um tema controverso e levanta questões sobre inclusão e diversidade na educação. Em janeiro deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional uma lei do Estado de Rondônia que proibia o uso da linguagem neutra em instituições de ensino e editais de concursos públicos. O STF entendeu que a norma violava a competência legislativa da União para editar normas gerais sobre diretrizes e bases da educação.

Eduardo Bolsonaro fez viagem oficial relâmpago ao Bahrain; pauta é mistério

Nikolas Ferreira perde ação para Kim Kataguiri e é multado por fake news

Nikolas Ferreira é denunciado ao TJ por transfobia contra aluna de 14 anos

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) argumenta que a lei que proíbe a linguagem neutra é preconceituosa e intolerante. A lei de Rondônia está suspensa desde novembro de 2021 por liminar deferida pelo relator, ministro Edson Fachin.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES