Lira ameaça romper acordos com partidos sobre comando de comissões da Câmara

Em seu discurso de abertura, Lira enfatizou a importância do cumprimento de acordos na política

Arthur Lira - presidente da Câmara | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a retomada dos trabalhos legislativos, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), surpreende ao ameaçar romper acordos estabelecidos no ano passado para a liderança de comissões permanentes na Casa. A disputa mais acirrada concentra-se na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais relevante, e que foi prometida ao Partido Liberal (PL). Enquanto o PL ensaia lançar candidato próprio para a sucessão de Lira, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que deixou o bloco do Centrão, deve perder o controle da Comissão de Indústria e Comércio.

O PL, por ter a maior bancada com 98 deputados, detém a prerrogativa de fazer a primeira escolha nas comissões. No entanto, Lira, em conversas recentes, declarou que o principal partido de oposição não assumiria a presidência da CCJ. Contrariando o acordo do ano anterior, os bolsonaristas ficariam com a relatoria do Orçamento em 2023 e assumiriam a CCJ neste ano.

Atualmente, a discussão central concentra-se na escolha do presidente da CCJ, onde a deputada Caroline de Toni (PL-SC) é considerada a favorita. No entanto, Lira demonstra resistência a essa indicação, classificando-a como "radical" para o cargo.

Negociações

As negociações para a composição das comissões são anuais e envolvem os partidos em acordos para garantir a ocupação proporcional dos espaços. Apesar da regra de proporcionalidade, as eleições dos presidentes das comissões exigem negociações entre os partidos.

Em seu discurso de abertura, Lira enfatizou a importância do cumprimento de acordos na política. No entanto, membros do PL cobram a observância do acordo para a CCJ.

O PT, que deixa a presidência da CCJ, deve assumir a relatoria do Orçamento, uma prioridade para a legenda. O MDB também sinaliza interesse na relatoria e destaca a importância de diálogos pacíficos entre as legendas.

Já o PSB, após deixar o bloco do Centrão, enfrenta dificuldades para manter a presidência da Comissão de Indústria e Comércio, conforme acordado anteriormente. A legenda, agora isolada com apenas 14 deputados, pode não ter prioridade na escolha de qualquer comissão.

Enquanto isso, o PSD, pré-candidato à sucessão de Lira, pretende usar as comissões para apoiar os trabalhos de seus ministros. O partido busca as comissões de Minas e Energia e Agricultura para respaldar os ministros Alexandre Silveira e Carlos Fávaro, respectivamente.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES