Lula coloca regulação de plataformas digitais no centro da agenda do G20

As primeiras conversas indicaram resistência tanto por parte dos Estados Unidos quanto da China, evidenciando a complexidade do tema

Reunião entre líderes mundiais | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende trazer o debate sobre a regulação das plataformas digitais para o centro das discussões do G20. O Brasil assume a presidência do bloco em 2024, e a intenção é conceder destaque inédito a esse tema no grupo, que reúne as principais economias do mundo.

A ameaça à integridade da informação foi elevada pela ONU a um status estratégico, sendo reconhecida como potencialmente capaz de desestabilizar sociedades e regimes. Segundo apuração, o governo Lula iniciou consultas bilaterais com os membros do G20 para compreender resistências e apoios em relação ao debate.

As primeiras conversas indicaram resistência tanto por parte dos Estados Unidos quanto da China, evidenciando a complexidade do tema. No entanto, o Brasil reconhece a necessidade de encontrar propostas aceitáveis por essas duas potências para que o debate prospere no G20.

Combate à desinformação

Desde o início do mandato de Lula, há um ano, o governo tem refletido sobre como combater a desinformação. As estratégias incluem respostas nacionais, como projetos de lei, além de iniciativas como campanhas de vacinação e educação midiática.

No entanto, a percepção do Palácio do Planalto é de que não haverá uma solução nacional isolada para o desafio, considerando a atuação internacional das redes. O Brasil já havia se aliado a iniciativas internacionais em 2023, e agora, com a presidência do G20, pretende tornar o bloco um centro de gravidade para a discussão.

O governo brasileiro argumenta que o tema não pode ser negligenciado pelos membros do G20, alertando para o risco de extremismo violento que pode desestabilizar política e economicamente. Além disso, destaca que as soluções não virão das grandes empresas de tecnologia, as big techs, e enfatiza a necessidade de enfrentar o desafio para proteger as soberanias nacionais.

O Brasil busca encerrar 2024, durante sua presidência do G20, com metas claras. A primeira delas é criar uma consciência sobre a necessidade de coletar evidências sobre o impacto da desinformação em diversas esferas da sociedade. Inspirando-se no Painel de Mudanças Climáticas da ONU, a ideia é coletar dados que levem a ações conjuntas dos governos.

Base comum

Outro objetivo é consolidar o tema na agenda internacional de forma permanente, começando a construir uma base comum para ações globais. O governo brasileiro pretende contar com aliados, incluindo a Unesco, que há anos debate sobre redes sociais, plataformas e liberdade de expressão.

Os próximos passos incluem uma possível reunião em abril, em São Paulo, com líderes internacionais, organismos internacionais e representantes da sociedade civil, centrada na integridade da informação. Além disso, a cúpula da ONU em setembro, em Nova York, será uma data fundamental para o avanço das discussões. João Brant, secretário de Políticas Digitais do governo Lula, destaca que a disseminação da desinformação afeta interesses diversos dos países do G20 e reforça a importância da integridade da informação para evitar instabilidade política e econômica.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES