Lula completa 100 dias e é cobrado por marca de governo e mais rapidez

Ministros e parlamentares que apoiam Lula afirmam que o governo atual retomou programas antigos e tem sido palco de conflitos

Lula completa 100 dias e é cobrado por marca de governo e mais rapidez | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (10), o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa cem dias, porém, tem sido alvo de críticas por parte de aliados. Estes reclamam de obstáculos para o andamento de projetos e da ausência de uma nova identidade para o terceiro mandato do líder petista. 

Segundo matéria publicada pela Folha de S. Paulo, ministros e parlamentares que apoiam Lula afirmam que o governo atual retomou programas antigos e tem sido palco de conflitos entre membros da equipe ministerial que discordam publicamente sobre o lançamento de novas propostas governamentais. 

Segundo auxiliares do presidente, o slogan do governo é "União e Reconstrução", o que teria motivado a retomada de iniciativas de gestões anteriores, como o Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família. Estes programas foram relançados com modificações que os tornam mais robustos, substituindo o Auxílio Brasil. 

De acordo com colaboradores de Lula, os últimos meses foram dedicados a "arrumar a casa" e novos projetos devem ser lançados após os primeiros cem dias de governo. Integrantes do núcleo de governo relatam que o presidente terá uma reunião nesta segunda-feira com ministros para reforçar o que já foi anunciado, mas não se espera o anúncio de novidades neste encontro. 

Alguns parlamentares e até ministros têm criticado a demora excessiva do governo em colocar a máquina federal para trabalhar. Segundo esses críticos, ainda há muitos cargos vagos a serem preenchidos e poucos recursos foram desembolsados até o momento. Essa morosidade tem sido apontada por integrantes do Congresso como um elemento que dificulta a formação de uma base de apoio ao governo. 

Lula completa 100 dias e é cobrado por marca de governo e mais rapidez - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Embora o governo tenha justificado a ausência de uma nova marca argumentando que o slogan atual é de reconstrução, o próprio presidente Lula tem demonstrado ansiedade. Na semana passada, ele cobrou seus ministros por uma maior agilidade na entrega de projetos e na ampla divulgação dos programas em execução.

A centralização das decisões pelo presidente Lula e pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, tem sido apontada como um dos fatores que geram demora na execução de tarefas. Em diversas ocasiões, o presidente reforçou publicamente que todas as políticas do governo precisam passar por sua aprovação e pela avaliação da pasta da Casa Civil. Em uma dessas ocasiões, Lula destacou a importância de nenhum ministro anunciar "genialidades" sem a revisão do Planalto. 

A composição do ministério, que inclui em grande parte ex-governadores e potenciais candidatos a cargos eletivos em 2026, é apontada como fonte de inquietação interna. Dos 37 ministros, 8 já ocuparam cargos de governador. Alguns integrantes do governo argumentam que esses ex-governadores estavam acostumados a ter a palavra final em suas decisões. Agora, no entanto, precisam aguardar a aprovação da Casa Civil. Isso gera, na avaliação de aliados de Lula, ansiedade nos titulares das pastas por não verem seus programas avançarem tão rapidamente quanto gostariam. 

A partir da metade de abril, o governo pretende buscar a aprovação do novo marco fiscal, apresentado por Haddad. Embora tenha sido elogiado pelo mercado, o projeto enfrenta resistência dentro do PT. A expectativa é que seja aprovado, uma vez que será relatado por um aliado de Lira. No entanto, é provável que o texto final a ser aprovado não seja exatamente o mesmo que foi enviado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES