PF usou registros do Alvorada e de celulares para confirmar delação de Cid

Mauro Cid afirmou que o ex-presidente fez ajustes na minuta, mantendo apenas a prisão de Moraes e a realização de novas eleições

Jair Bolsonaro e Mauro Cid | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal (PF) utilizou registros de celulares e informações de entrada e saída do Palácio do Alvorada na investigação sobre uma minuta de decreto que visava a prisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, além da convocação de novas eleições após a derrota de Jair Bolsonaro na disputa de 2022. As revelações constam de um documento da investigação obtido pelo blog.

A existência da minuta foi informada à PF pelo tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, em uma delação premiada homologada pelo STF. Registros da movimentação no Alvorada e dados de Estações Rádio Base (ERB) permitiram à PF corroborar o relato de Cid, fornecendo mais detalhes sobre os participantes das discussões e as formas como se comunicaram.

De acordo com as informações levantadas, a PF afirma que Bolsonaro tinha conhecimento da minuta, fez ajustes em seu conteúdo e a apresentou a militares também investigados por tentativa de golpe de Estado.

A cronologia apresentada pela PF indica que a minuta foi apresentada a Bolsonaro em 19 de novembro de 2022, sendo ajustada em 7 de dezembro, quando Bolsonaro aprovou as alterações. O ex-presidente enxugou pontos do decreto em 9 de dezembro e apresentou a militares, incluindo o general Theophilo Gaspar de Oliveira.

Prisão de ministros do STF

A minuta propunha a prisão de ministros do STF, incluindo Alexandre de Moraes, e a convocação de novas eleições. Cid afirmou que Bolsonaro fez ajustes na minuta, mantendo apenas a prisão de Moraes e a realização de novas eleições.

A PF considera prioridade ouvir o general Freire Gomes, comandante do Exército na época, para confirmar a cronologia da minuta golpista.

As investigações também apontam registros de movimentação no Alvorada em 19 de novembro, 7 de dezembro e 9 de dezembro, com a presença de diversas pessoas envolvidas nas discussões sobre a minuta.

Defesa do ex-presidente

A defesa de Bolsonaro negou qualquer envolvimento com movimentos que visavam a desconstrução do Estado Democrático de Direito. Eles alegaram que Bolsonaro desconhecia o conteúdo das minutas e solicitou ao seu advogado que as encaminhasse para que pudesse tomar conhecimento.

A PF continua aprofundando as investigações para entender o alcance e os envolvidos na tentativa de golpe. O ex-presidente, por sua vez, criticou a medida que resultou na apreensão de seu passaporte, considerando-a "absolutamente desnecessária". A situação promete mais desenvolvimentos nos próximos dias, conforme a PF busca esclarecer os eventos em torno da minuta e das tentativas de interferência no processo democrático. Fique atento para mais atualizações sobre este importante desdobramento.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES