Lula dá os primeiros passos após cirurgia; saiba quando presidente terá alta

Além da cirurgia no quadril, o presidente também passou por um procedimento de correção das pálpebras para remover o excesso de pele.

Lula terá que evitar viagens depois do procedimento cirúrgico | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa a uma cirurgia de implante de prótese no quadril direito na tarde de sexta-feira no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. A operação foi um sucesso e transcorreu sem complicações, de acordo com a equipe médica, tanto que à noite o presidente já estava dando seus primeiros passos com a ajuda de um andador em seu quarto. Inicialmente, a expectativa era que ele iniciasse caminhadas leves neste sábado (30).

A cirurgia ortopédica durou cerca de uma hora e treze minutos, das 12h às 13h13. Durante a cirurgia, ele recebeu uma artroplastia total de quadril e uma prótese híbrida, com parte fixada com cimento ósseo e parte encaixada diretamente no osso. 

A equipe médica, formada por sete médicos, esteve presente durante o procedimento, incluindo Roberto Kalil Filho, médico pessoal de Lula, Ana Helena Germoglio, médica da Presidência, e o ortopedista Giancarlo Polesello, que liderou a cirurgia. Eles deram uma coletiva de imprensa no final da tarde para atualização do quadro médico de Lula.

Além da cirurgia no quadril, o presidente também passou por um procedimento de correção das pálpebras para remover o excesso de pele. Essa intervenção foi realizada pela médica Eliana Forno das 15h às 16h16 e não requer cuidados pós-operatórios complexos, de acordo com a equipe médica.

O médico Roberto Kalil afirmou que as intervenções eram necessárias para melhorar a qualidade de vida do presidente, já que as alterações interferiam em suas atividades diárias. Aproveitando a anestesia geral pela cirurgia no quadril, a correção das pálpebras também foi realizada.

Embora inicialmente se esperasse que Lula se levantasse da cama neste sábado para dar seus primeiros passos, ele já estava de pé na noite de sexta-feira e não reclamou de nada. O médico Giancarlo Polesello explicou que isso é importante para evitar complicações e que o objetivo é que o paciente recupere sua força muscular o mais rápido possível.

Leia Mais

Após a cirurgia, Lula já estava discutindo assuntos de trabalho e política à noite, de acordo com Ana Helena Germogli. O médico Polesello afirmou que o presidente provavelmente sentirá fortes dores nas próximas duas semanas, que devem diminuir com o tempo, com a expectativa de alívio total em cerca de seis semanas. 

Segundo os médicos, a previsão é que ele receba alta néa segunda ou terça-feira e passe pelo menos três semanas despachando do Palácio da Alvorada. Durante esse período, o presidente deve evitar viagens de quatro a seis semanas, conforme as orientações do Palácio do Planalto.

Ana Helena Germogli enfatizou a importância de permanecer no Alvorada para permitir sessões de fisioterapia e limitar alguns movimentos, além de alertar para o risco de contaminação pela Covid-19, devido ao aumento de casos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES