Lula diz que quer visitar Guiana, em meio às tensões com a Venezuela

Durante a live “Conversa com o Presidente”, Lula destacou seu interesse em abordar temas como democracia, o sistema ONU e financiamento.

Lula fala sobre vontade de ir até a Guiana para manter diálogo | Fábio Pozzebon
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou sua intenção de visitar a Guiana no próximo ano para participar de uma reunião da Caricom, em meio às crescentes tensões territoriais entre a Guiana e a Venezuela na região de Essequibo. Além disso, ele manifestou o desejo de comparecer a uma reunião da União Africana em Addis Ababa. 

Durante a live "Conversa com o Presidente", Lula destacou seu interesse em abordar temas como democracia, o sistema ONU e financiamento nessas ocasiões. No contexto atual, o aumento da tensão entre Venezuela e Guiana levou Lula a determinar a 'blindagem de fronteiras', conforme revelado pelo ministro da Defesa em resposta à situação delicada. 

No último domingo, os venezuelanos participaram de um referendo buscando reivindicar a soberania sobre a disputada região de Essequibo, onde mais de 10,55 milhões de eleitores elegíveis expressaram, segundo o Conselho Nacional Eleitoral, um amplo apoio de 95% às cinco questões apresentadas na cédula.

O resultado intensificou as tensões regionais, gerando preocupações sobre o risco de um conflito armado. O Brasil reforçou a presença militar no norte de Roraima, região fronteiriça com a Venezuela e a Guiana, em resposta à escalada das hostilidades.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES