Lula e Biden se reúnem hoje e vão lançar manifesto pró-trabalhador; leia

Os presidentes formaram coalizão para enfrentar a precarização do trabalho mundial

Lula e Joe Biden | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em um evento histórico durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Joe Biden (Democratas) lançaram um comunicado conjunto nesta quarta-feira (20). O documento expressa o compromisso mútuo de ambos os governos com os direitos dos trabalhadores e a promoção do trabalho digno como pedra angular para construir um mundo sustentável, democrático e equitativo.

A reunião bilateral dos líderes ocorreu em Nova York, à margem da Assembleia-Geral da ONU, onde se destacaram temas de convergência entre os dois países e uma esquiva estratégica em relação a questões espinhosas, como a Guerra na Ucrânia.

Leia Mais

O comunicado, intitulado "Coalizão Global pelo Trabalho", é o resultado de uma iniciativa conjunta entre o Brasil e os Estados Unidos para abordar a crescente precarização do trabalho em escala global. Lula e Biden destacaram os sindicatos como parceiros fundamentais nessa empreitada.

No texto, os presidentes enfatizaram que os trabalhadores desempenham um papel central nas economias dinâmicas e na construção de um mundo saudável e sustentável. Diante dos desafios globais complexos, que vão desde as mudanças climáticas até o aumento da pobreza e da desigualdade econômica, os líderes defenderam a necessidade de colocar os trabalhadores no centro das soluções políticas.

Houve consenso de que a ascensão da extrema direita no Brasil e nos Estados Unidos tem relação com a perda de apoio dos partidos de linha progressista, como o PT e o Partido Democrata, junto aos trabalhadores empobrecidos.

Essa parceria estratégica também faz parte dos esforços de Washington para reduzir a influência da China no Sul Global. Durante a Assembleia-Geral da ONU, Lula e Biden proferiram discursos convergentes em diversos aspectos.

A "Declaração Conjunta Brasil-EUA sobre a Parceria pelo Direito dos Trabalhadores" destaca o compromisso de ambos os países com cinco desafios urgentes enfrentados pelos trabalhadores em todo o mundo. Isso inclui a proteção dos direitos dos trabalhadores, a promoção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis, a abordagem centrada nos trabalhadores para transições digitais e de energia limpa, o uso responsável da tecnologia e a luta contra a discriminação no local de trabalho.

A iniciativa visa fortalecer ainda mais a colaboração entre os governos e seus parceiros sindicais, com a visão de estabelecer uma agenda comum a ser discutida com outros países no G20, bem como nas conferências COP 28, COP 30 e além. Os líderes sindicais, organizações globais e a Organização Internacional do Trabalho também receberam destaque como apoiadores fundamentais dessa iniciativa.

Brasil e Estados Unidos acreditam que, juntos, podem criar uma economia sustentável baseada na prosperidade compartilhada e no respeito à dignidade e aos direitos dos trabalhadores, marcando um passo significativo em direção a um mundo mais justo e equitativo.

Íntegra do documento

“Declaração Conjunta Brasil-EUA sobre a Parceria pelo Direito dos Trabalhadores

Nossos governos afirmam o compromisso mútuo com os direitos dos trabalhadores e a promoção do trabalho digno.

Os trabalhadores construíram os nossos países – desde as nossas infraestruturas mais básicas e serviços críticos, à educação dos nossos jovens, ao cuidado dos nossos idosos, até as nossas tecnologias mais avançadas. Os trabalhadores e os seus sindicatos lutaram pela proteção no local de trabalho, pela justiça na economia e pela democracia nas nossas sociedades – eles estão no centro das economias dinâmicas e do mundo saudável e sustentável que procuramos construir para os nossos filhos. Face aos complexos desafios globais, desde as alterações climáticas ao aumento dos níveis de pobreza e à desigualdade econômica, devemos colocar os trabalhadores no centro das nossas soluções políticas. Devemos apoiar os trabalhadores e capacitá-los para impulsionar a inovação que necessitamos urgentemente para garantir o nosso futuro.

Hoje, os Estados Unidos e o Brasil anunciam o lançamento da nossa iniciativa global conjunta para elevar o papel central e crítico que os trabalhadores desempenham num mundo sustentável, democrático, equitativo e pacífico. Já compartilhamos a compreensão e o compromisso de abordar questões críticas de desigualdade econômica, salvaguardar os direitos dos trabalhadores, abordar a discriminação em todas as suas formas e garantir uma transição justa para energias limpas. A promoção do trabalho digno é fundamental para a consecução da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Também estamos preocupados e atentos aos efeitos no trabalho da digitalização das economias e do uso profissional da inteligência artificial no mundo do trabalho.

Com esta nova iniciativa, pretendemos expandir a nossa ambição e reforçar nossa parceria para enfrentar cinco dos desafios mais urgentes enfrentados pelos trabalhadores em todo o mundo: (1) proteger os direitos dos trabalhadores, tal como descritos nas convenções fundamentais da OIT, capacitando os trabalhadores, acabando com exploração de trabalhadores, incluindo trabalho forçado e trabalho infantil; (2) promoção do trabalho seguro, saudável e decente, e responsabilização no investimento público e privado; (3) promover abordagens centradas nos trabalhadores para as transições digitais e de energia limpa; (4) aproveitar a tecnologia para o benefício de todos; e (5) combater a discriminação no local de trabalho, especialmente para mulheres, pessoas LGBTQI e grupos raciais e étnicos marginalizados. Pretendemos trabalhar em colaboração entre os nossos governos e com os nossos parceiros sindicais para fazer avançar estas questões urgentes durante o próximo ano, vislumbrando uma agenda comum para discutir com outros países no G20 e na COP 28, COP 30 e além.

Saudamos o apoio e a participação dos líderes sindicais dos nossos países e das organizações globais, bem como da liderança da Organização Internacional do Trabalho, e esperamos que outros parceiros e aliados se juntem a este esforço. Juntos, podemos criar uma economia sustentável baseada na prosperidade compartilhada e no respeito pela dignidade e pelos direitos dos trabalhadores”.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES