Lula e Janja têm um desejo inebriante, e ele envolve o futuro do governo do RJ

O casal Lula expressa interesse em ver a ministra Anielle Franco como vice na disputa pela Prefeitura do Rio em 2024, na chapa encabeçada por Eduardo Paes

Lula e Janja | Nelson Almeida/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante a conferência eleitoral do PT em Brasília, em 8 de dezembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva compartilhou com aliados seu interesse em ver a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, como vice na disputa pela Prefeitura do Rio em 2024, na chapa encabeçada por Eduardo Paes (PSD). A sugestão surge em meio à resistência do prefeito em escolher um nome fora de seu grupo político, apesar do pedido do PT pela vaga.

Eduardo Paes, ao ser questionado sobre o assunto, tem adotado uma postura cautelosa, alegando que é cedo para discutir a composição da chapa. No entanto, as articulações indicam uma inclinação para a direita, influenciada pelo fato de seu principal opositor ser o deputado federal bolsonarista Alexandre Ramagem (PL).

A primeira-dama Janja da Silva é apontada como a principal defensora da ideia de ter Anielle Franco como vice. A ministra, irmã de Marielle Franco, assassinada em 2018, tem proximidade com Janja, conforme declarado por ambas em diversas ocasiões.

Anielle Franco, que planeja filiar-se ao PT em 2024, evita confirmar sua possível candidatura a vice de Paes e o apoio de Lula e Janja, destacando seu orgulho em servir como ministra no governo de Lula.

A liderança do PT no Rio mostrou surpresa ao ser questionada sobre a preferência de Lula, pois já trabalha com outros nomes para a vice de Paes, incluindo três secretários do prefeito e André Ceciliano, atual secretário de Assuntos Federativos do governo Lula.

O PT, ao ingressar na administração municipal, busca influenciar a escolha do vice de Paes. Contudo, a resistência do prefeito à indicação de um petista está relacionada à possível candidatura bolsonarista de Alexandre Ramagem, apoiado por Jair Bolsonaro (PL).

Paes argumenta que escolher um vice do PT pode afetar sua eleição, considerando o eleitorado bolsonarista. O prefeito, que apoiou Lula em 2022, busca atrair eleitores bolsonaristas ao iniciar grandes obras de infraestrutura na Zona Oeste da cidade. A escolha do vice será crucial diante do cenário político complexo no Rio de Janeiro.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES