Lula estuda reparação a Dilma após arquivamento do caso 'pedaladas'

Em 2016, Dilma teve seu mandato cassado como resultado de um processo de impeachment que passou pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

Lula quer que Dilma seja reparada por impeachment | Divulgação/PT
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), compartilhou durante uma coletiva de imprensa neste sábado (26) em Luanda, a capital de Angola, a sua perspectiva sobre a necessidade de explorar opções de reparação para a ex-presidente Dilma Rousseff, sua colega de partido. Isso ocorre em resposta à decisão de manter o arquivamento de um processo relacionado às "pedaladas fiscais" contra Dilma.

De maneira descontraída, Lula mencionou a impossibilidade de simplesmente devolver a presidência a Dilma, insinuando a complexidade da situação. Ele afirmou: 

Leia Mais

"Agora vou discutir como que a gente vai fazer, não dá para reparar os direitos políticos se ela quiser voltar a ser presidente, porque eu quero terminar meu mandato. Mas é preciso saber como reparar uma coisa que foi julgada por uma coisa que não aconteceu."

O líder do PT também destacou que a atual presidente do Banco dos BRICS foi "absolvida" pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), localizado em Brasília. No entanto, é importante observar que a 10ª Turma do TRF-1 analisou somente um recurso do Ministério Público Federal (MPF) contra o arquivamento que ocorreu no ano passado. A ação de improbidade foi arquivada sem uma análise substancial, ou seja, as acusações careciam de fundamentação. Na sexta-feira (25), durante outro pronunciamento em Angola, Lula já havia abordado a decisão do TRF-1.

Lula expressou a opinião de que o Brasil deve um pedido de desculpas a Dilma. O TRF-1 ratificou por unanimidade, na segunda-feira (21), a decisão que arquivou um processo de improbidade contra a ex-presidente Dilma, relacionado ao caso das pedaladas fiscais, um aspecto que embasou o processo de impeachment da líder do PT em 2016.

Além de beneficiar Dilma, a decisão também tem impacto positivo para Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, assim como para Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil, Arno Augustin, ex-secretário do Tesouro, e Luciano Coutinho, ex-presidente do BNDES.

A deliberação foi alcançada com um placar de 3 votos a 0 durante a sessão. Juntamente com o relator, Saulo Casali Bahia, os juízes Marllon Souza e Marcos Vinícius Reis Bastos também emitiram seus votos.

Em 2016, Dilma teve seu mandato cassado como resultado de um processo de impeachment que passou pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. Ambas as casas legislativas consideraram que a então presidente cometeu crime de responsabilidade ao realizar manobras orçamentárias sem a devida aprovação do Congresso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES