Lula quer Lewandowski no Ministério da Justiça, mas há um obstáculo

Embora reconheçam o peso que Lewandowski poderia trazer para a pasta, pessoas próximas a Lula expressam preocupações sobre a falta de experiência do ex-ministro do STF em gestão

Lula e Ricardo Lewandowski | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Assessores próximos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmaram que, ao considerar a possibilidade de indicar o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski para substituir Flávio Dino no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Lula precisará levar em conta o caráter indemissível do jurista.

Embora reconheçam o peso que Lewandowski poderia trazer para a pasta, pessoas próximas a Lula expressam preocupações sobre a falta de experiência do ex-ministro do STF em gestão. A discussão em torno da indicação destaca a necessidade de equilibrar a importância do conhecimento jurídico com as habilidades administrativas necessárias para liderar a pasta.

A eventual escolha de Lewandowski também levanta a preocupação de que, caso ele não alcance resultados satisfatórios, Lula poderá enfrentar um desgaste significativo ao tentar retirá-lo do cargo. A ponderação sobre o caráter "indemissível" de Lewandowski adiciona um elemento de cautela à decisão de Lula, que busca equilibrar as expectativas e a eficácia na condução do MJSP.

O presidente Lula, que entrou de férias em 26 de dezembro e passou o período na Restinga da Marambaia, no litoral do Rio de Janeiro, retornou a Brasília na última quinta-feira (4). A indefinição sobre quem assumirá o ministério permanece, e a decisão de Lula será observada atentamente pelos observadores políticos e pela sociedade.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES