Lewandowski e Tebet têm planos contraditórios para o comando do Ministério da Justiça

Enquano Lewandowski deseja mantar a pasta conjunta, Tebet só assumiria se o ministério for reorganizado

Ricardo Lewandowski e Simone Tebet | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cenário político atual revela divergências de posicionamento entre figuras proeminentes quanto à reorganização do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que em breve será deixado pelo recém-sabatinado Flávio Dino. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, manifestou sua oposição à proposta de divisão da pasta em duas, mantendo-a no formato atual.

Lewandowski, de acordo com suas declarações recentes, expressa sua disposição em assumir a pasta apenas no formato atual, rejeitando a separação das responsabilidades de Justiça e Segurança Pública. Emissários do ex-ministro já comunicaram ao Planalto que ele estaria disposto a aceitar o cargo, contrariando informações divulgadas anteriormente pela imprensa.

Enquanto isso, a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB-MS), emerge como outra candidata para suceder Dino na pasta. No entanto, Tebet apresenta uma condição específica para aceitar a posição: a separação das responsabilidades em duas pastas distintas.

A emedebista, respaldada por aliados próximos, argumenta que a divisão é essencial para uma gestão eficaz, especialmente diante dos desafios complexos da Segurança Pública. Tebet acredita que essa abordagem mitigaria possíveis desgastes e permitiria uma atuação mais focada em ambas as áreas. A ministra, com formação em Direito e experiência como vice-governadora do Mato Grosso do Sul, sustenta possuir o perfil adequado para liderar o MJSP.

Enquanto as especulações políticas continuam, Tebet tem se manifestado publicamente a favor da separação das atribuições do ministério, evidenciando sua preocupação e interesse na área. Mesmo controlando atualmente o Ministério do Planejamento, a emedebista planeja participar do lançamento do Atlas da Violência, reforçando seu comprometimento com a temática da Segurança Pública.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES