Lula dialoga com Putin e recusa convite para visitar a Rússia no momento

No entanto, Lula reiterou o compromisso do Brasil, juntamente com Índia, Indonésia e China, de buscar a paz por meio de diálogos com todas as partes envolvidas no conflito.

Avalie a matéria:
Presidente Lula e Vladimir Putin conversaram por telefone | Agência Brasil/Wikimedia Commons
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cinco dias após o desencontro com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma conversa telefônica com o presidente russo Vladimir Putin. Durante a ligação, Lula reiterou o interesse do Brasil em mediar, juntamente com China, Índia e Indonésia, conversas visando à paz na Ucrânia. No entanto, ele declinou de um convite para participar do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, afirmando que não pode ir à Rússia "neste momento".

Nas redes sociais, Lula compartilhou que acabara de ter uma conversa telefônica com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Ele expressou gratidão pelo convite para participar do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, mas respondeu que, no momento, não pode viajar para a Rússia. No entanto, Lula reiterou o compromisso do Brasil, juntamente com Índia, Indonésia e China, de buscar a paz por meio de diálogos com todas as partes envolvidas no conflito.

Lula e Putin não haviam tido uma conversa direta desde a posse do ex-presidente brasileiro em 1º de janeiro. O último telefonema entre os dois ocorreu em 20 de dezembro do ano anterior, quando Lula ainda era presidente eleito e manifestou seu desejo de buscar o diálogo com todas as partes. Putin mencionou a conversa com o líder brasileiro durante uma reunião com a organização russa de empresários Delovaya Rossiya, destacando que o encontro foi interrompido para que a ligação telefônica pudesse ocorrer.

Durante uma reunião com a organização russa de empresários Delovaya Rossiya, Putin anunciou ter tido uma conversa com o presidente do Brasil, transmitindo os melhores votos e desejando sucesso e prosperidade nos negócios. Ele compartilhou essa informação com os participantes da reunião e com toda a comunidade empresarial russa. Um vídeo com o pronunciamento de Putin foi divulgado pela agência Sputnik.

Lula recebeu um convite do chanceler russo, Sergei Lavrov, em abril, para participar do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, que ocorrerá entre os dias 14 e 17 de junho. Na época, o ex-presidente também recebeu uma carta de Putin.

Leia Mais

Segundo o serviço de imprensa do Kremlin, os dois líderes tiveram uma conversa "construtiva e informativa" na sexta-feira, discutindo a cooperação no âmbito dos Brics, grupo que também inclui Índia, China e África do Sul, cuja cúpula está agendada para agosto, bem como em outros organismos multilaterais. De acordo com a agência de notícias estatal RIA, Putin expressou disposição para diálogos sobre a situação na Ucrânia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES