Lula revela o motivo pelo qual segura a nomeação de Lewandowski como novo ministro

Lewandowski expressou disposição para assumir o cargo, desde que a pasta não seja desmembrada e que tenha autonomia para formar sua própria equipe

Lula e Ricardo Lewandowski | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os assessores mais próximos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram informados de que Ricardo Lewandowski assumirá o cargo de Flávio Dino no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) nos próximos dias. O anúncio, no entanto, aguarda a definição do futuro dos subordinados mais próximos de Dino, especialmente o secretário-executivo Ricardo Capelli.

Fontes vinculadas tanto a Lula quanto a Lewandowski indicam que a única pendência para o anúncio está relacionada ao destino dos colaboradores mais próximos de Flávio Dino, em especial o secretário-executivo Ricardo Capelli. Lewandowski expressou disposição para assumir o cargo, desde que a pasta não seja desmembrada e que tenha autonomia para formar sua própria equipe, com respaldo do Palácio do Planalto.

O segundo escalão da equipe é composto por membros ligados ao PSB, ao próprio Lula e ao influente grupo de advogados Prerrogativas, próximo ao chefe do Executivo. Capelli, que assumiu a interventoria da segurança pública no Distrito Federal em janeiro do ano passado, tornou-se uma figura central na área de segurança pública. Ele também liderou a resposta do governo federal à crise no Rio em outubro passado, quando milicianos promoveram atos de violência após a morte de um líder do grupo.

No cenário lulista, Capelli é considerado um potencial candidato para concorrer ao governo do Distrito Federal em 2026, cargo pelo qual Lula foi derrotado por Bolsonaro nas últimas eleições. Fontes próximas a Dino e Capelli afirmam que o presidente sinalizou ao ministro que recomendaria a Lewandowski a manutenção de Capelli e do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, pessoa de confiança do presidente.

Apesar dos dilemas em torno do futuro da equipe, fontes indicam que o entendimento entre o ministro e o presidente já foi alcançado. Embora o destino da equipe de Flávio Dino não deva ser anunciado publicamente junto com a confirmação de Lewandowski, os bastidores sugerem que o presidente e o ex-ministro do Supremo já chegaram a um consenso sobre o melhor posicionamento para Capelli e seus colegas.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES