Lula vai trocar comando da Caixa, mas se recusa a ceder vaga para Centrão

Mesmo sendo pressionado por mais cargos em seu governo, Lula permanece resistindo às garras do Centrão

Lula rejeita controle do Centrão | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está determinado a trocar o comando da Caixa Econômica Federal, mas não pretende entregar o controle do banco público ao Centrão, como desejam algumas lideranças do grupo.

De acordo com ministros próximos ao presidente, Lula deseja manter a presidência da Caixa com alguém em quem confia, assim como fez com o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa Bolsa Família.

Leia Mais

Nesse contexto, uma das possibilidades, que está sendo considerada pelo presidente, é nomear a ex-ministra Miriam Belchior para o cargo de presidente da entidade pública. Atualmente, Miriam ocupa o cargo de secretária-executiva da Casa Civil.

Miriam já desempenhou diversos cargos relevantes nos governos do PT, incluindo a presidência da própria Caixa e o Ministério do Planejamento durante o governo de Dilma Rousseff (PT).

A decisão de Lula em substituir o chefe da Caixa veio após receber várias reclamações sobre o desempenho da atual presidente, Rita Serrano. A principal crítica envolve a falta de habilidade política da executiva.

Nos últimos dias, Rita tem buscado se movimentar para tentar manter o cargo. Na semana passada, ela entregou pessoalmente a Lula um relatório dos seis meses de sua gestão no banco.

Enquanto ocorre esse processo de substituição, o Partido Progressista (PP), do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, manifestou ao Planalto o desejo de indicar o novo presidente da Caixa. O nome proposto pelo partido é o do ex-ministro Gilberto Occhi.

É importante ressaltar que a resistência do mandatário em relação à presidência principal da Caixa não se aplica às vice-presidências do banco. Segundo os ministros, as vice-presidências poderão ser negociadas com o Centrão.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES