Maduro divulga 'novo mapa' da Venezuela com área que é da Guiana

Presidente venezuelano determinou que mapa seja publicado e levado até escolas, colégios e universidades

Maduro divulga 'novo mapa' da Venezuela com área que é da Guiana | Foto: Zurimar Campos/Presidência da Venezuela
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na terça-feira (5), o presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou o "novo mapa" do país, incluindo a região de Essequibo. Além disso, Maduro ordenou a publicação do mapa em instituições de ensino, como escolas, colégios e universidades. No mesmo dia, ele propôs à Assembleia Nacional da Venezuela a elaboração de uma lei para a criação da província "Guiana Esequiba", buscando anexar o território pertencente à Guiana

"Imediatamente ordenei publicar e levar a todas as escolas, colégios, Conselhos Comunitários, estabelecimentos públicos, universidades e em todos os lares do país o novo Mapa da Venezuela com a nossa Guiana Esequiba. Este é o nosso querido mapa!", publicou em uma rede social.

O presidente Nicolás Maduro assegurou que a nova versão do mapa, incorporando a região de Essequibo, já foi integrada em representações visuais nos órgãos governamentais da Venezuela. Durante um discurso público, também revelou a sua decisão de ordenar à estatal petroleira PDVSA a emissão de licenças para a exploração de petróleo e gás na mencionada região. Estas iniciativas da Venezuela vêm à tona dois dias após a realização de um referendo no país, onde, segundo o governo, 95% dos eleitores votaram a favor da incorporação de Essequibo à Venezuela.

Após os comunicados do governo venezuelano, o presidente da Guiana, Irfaan Ali, anunciou que o país tomará medidas junto ao Conselho de Segurança da ONU nesta quarta-feira (6). A disputa pelo território de Essequibo entre Venezuela e Guiana perdura por mais de um século. Desde o final do século 19, a região encontra-se sob controle da Guiana, representando 70% do atual território do país, onde residem 125 mil pessoas.

Conhecida na Venezuela como Guiana Essequiba, a área é uma região de mata densa, e em 2015, foram identificadas reservas de petróleo na região. Estima-se que a Guiana possua reservas de 11 bilhões de barris, sendo a parte mais significativa "offshore", próxima a Essequibo. O setor petrolífero tem impulsionado o crescimento econômico da Guiana, tornando-a o país sul-americano de maior expansão nos últimos anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES