Mauro Cid detalha como funcionava o gabinete do ódio no Planalto

A revelação do ex-militar preocupa todo o círculo Bolsonaro, especialmente Carlos Bolsonaro

Ex-tenente-coronel Mauro Cid | Vinícius Schmidt/Metrópoles
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Novos detalhes sobre a delação do ex-tenente-coronel Mauro Cid à Polícia Federal (PF) trouxeram preocupações ao clã Bolsonaro, especialmente em relação ao vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), um dos filhos mais protegidos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Conforme informações divulgadas pela colunista Bela Megale no jornal O Globo desta segunda-feira (6), Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência, forneceu à PF uma descrição abrangente do funcionamento do chamado Gabinete do Ódio. Esse grupo informal, supostamente localizado próximo a Bolsonaro no Planalto, seria responsável por orquestrar a disseminação de notícias falsas e ataques a adversários e instituições por meio de redes sociais, grupos de WhatsApp e Telegram.

A revelação detalhada sobre o Gabinete do Ódio teria sido uma das condições estabelecidas pela PF para fechar o acordo de delação com Cid. O ex-ajudante de ordens estaria compartilhando informações sobre a estrutura e, inclusive, sobre a relação do grupo com membros da família Bolsonaro.

Oficialmente liderado por Tércio Arnaud Tomaz, assessor designado por Bolsonaro para gerenciar as redes sociais do governo, o Gabinete do Ódio, de acordo com as informações de Cid, operava sob as ordens diretas de Carlos Bolsonaro. Arnaud, conforme a delação, teria passado um período no gabinete de Carlos no Rio, onde foi treinado e planejou estratégias para implementar o Gabinete do Ódio. Entre 2017 e 2019, atuou como secretário parlamentar de Bolsonaro na Câmara dos Deputados, sendo chamado pelo chefe de "rapaz das redes".

Cid também delatou apoiadores e aliados do ex-presidente que participavam da disseminação de informações nos grupos de aplicativos. A PF busca reunir evidências que demonstrem o funcionamento do grupo e o envolvimento direto da família Bolsonaro.

No domingo (5), Carlos usou as redes sociais para criticar a delação de Cid, compartilhando um print de uma reportagem da revista Veja que sugeria que o procurador Carlos Frederico Santos considerou a delação "fraca" e que uma "denúncia contra Bolsonaro não é iminente". Na publicação, Carlos acrescentou a mensagem: "O que vale é a narrativa que vamos criar! chefe de facção".

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES