Mauro Cid revela em delação que minuta tinha ordem para ‘prender todo mundo’

A PF investiga a evidência do golpe e, segundo Cid, o comandante da Marinha à época, Almir Garnier, teria colocado as tropas à disposição do golpe

Tenente-coronel Mauro Cid | Alexandre Cassiano/O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), descreveu em sua colaboração premiada um suposto plano de golpe de Estado discutido pelo ex-presidente no final de 2022. O documento, segundo a Polícia Federal (PF), incluía ordens de prisão não apenas para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mas também para uma extensa lista de autoridades. O motivo das prisões seria a falta de alinhamento ideológico com Bolsonaro.

Em reuniões de novembro e dezembro de 2022, personagens como o ex-assessor para Assuntos Internacionais Filipe Martins e o advogado Amauri Saad teriam elaborado uma série de “considerandos” para embasar juridicamente a anulação das eleições. Cid afirmou que a minuta final do documento ordenava prisões e anunciava novas eleições, sem detalhar quem seriam os responsáveis por realizá-las.

Braço-direito de Bolsonaro, o delator afirmou que, após tomar conhecimento do conteúdo, o ex-presidente pediu a edição da minuta para que apenas as prisões de Alexandre de Moraes e a realização de novas eleições fossem mencionadas, alegando "fraude no pleito". A PF investiga a evidência do golpe e, segundo Cid, o comandante da Marinha à época, Almir Garnier, teria colocado as tropas à disposição do golpe.

As informações fornecidas por Cid também indicam que, em dezembro de 2022, Bolsonaro chamou os três comandantes das Forças Armadas para apresentar os “considerandos” e pressioná-los sobre a conjuntura, sem informar que estavam nos planos as prisões e a convocação de novas eleições. A delação é considerada uma peça chave que pode levar Bolsonaro a julgamento por tentativa de golpe de Estado.

Foto: Reprodução/VejaPara mais informação, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES