MEC suspende cronograma do novo Ensino Médio; medida afeta as escolas?

A suspensão dos prazos de implementação não altera o dia a dia das escolas, que devem continuar seguindo as diretrizes do Novo Ensino Médio.

Camilo Santana é o ministro da Educação | Valter Campanato/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quarta-feira, 05 de abril, uma portaria suspendendo por 60 dias a implementação do Novo Ensino Médio, medida que já havia sido anunciada pelo ministro Camilo Santana. A suspensão dos prazos de implementação não altera o dia a dia das escolas, que devem continuar seguindo as diretrizes do Novo Ensino Médio.

Recentemente, o ministro da Educação afirmou que não houve um debate aprofundado sobre a implementação do Novo Ensino Médio. A portaria acrescenta que o prazo de 60 dias será para avaliação e reestruturação da política nacional sobre o Ensino Médio conforme consulta pública aberta pelo governo.

Leia Mais

O Novo Ensino Médio foi proposto pelo ex-presidente Michel Temer e aprovado pelo Congresso em 2017. É um novo modelo obrigatório a ser seguido no ensino médio por todas as escolas do país, públicas e privadas. A lei estipula aumento progressivo da carga horária. Antes, no modelo anterior, eram, no mínimo, 800 horas-aula por ano (total de 2.400 no ensino médio inteiro). No novo modelo, a carga deve chegar a 3.000 horas ao final dos três anos.

Desde 2022, as disciplinas tradicionais passaram a ser agrupadas em áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas). A partir deste ano, cada estudante passou a poder montar seu próprio ensino médio, escolhendo as áreas (os chamados "itinerários formativos") nas quais se aprofundará.

Governo reconhece novos cursos em Instituições de Educação Superior; lista!

Governo Lula vai suspender o novo ensino médio e mudanças no Enem

Novos cursos de Medicina podem ser abertos no Brasil a partir de quarta (5)

A suspensão do cronograma não interfere no Enem deste ano. As escolas que começaram a implementar o Novo Ensino Médio vão continuar com o processo. O MEC pretende reestruturar a política nacional sobre o Ensino Médio após a consulta pública aberta pelo governo e avaliar os impactos da implementação do Novo Ensino Médio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES