Militares apontam substituto favorito, caso Múcio caia na reforma ministerial

O ministro informou a Lula que planejava permanecer um ano à frente da Defesa, buscando a pacificação das Forças Armadas

Ministro José Múcio Monteiro | Cristiano Mariz
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, comunicou a seus aliados o desejo de deixar o governo após a data simbólica de 8 de janeiro, marcando um ano dos ataques aos prédios dos Três Poderes. Múcio expressou a importância de permanecer no cargo até essa data, mas sugeriu que sua saída da pasta poderia ocorrer após esse marco.

Quando assumiu a posição, Múcio informou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que planejava permanecer um ano à frente da Defesa, buscando a pacificação das Forças Armadas. No entanto, o presidente manifestou o desejo de que Múcio permaneça no cargo, contrariando os planos do ministro.

O nome que circula como possível sucessor de Múcio na Defesa, com aprovação significativa entre os militares, é o do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB).

Enquanto isso, o presidente Lula delineou a intenção de realizar uma reforma ministerial mais abrangente no início de 2024, possivelmente em janeiro. Rui Costa, atualmente na Casa Civil, é cogitado para assumir a presidência da Petrobras, como parte dessas alterações no Palácio do Planalto.

A sucessão de Flávio Dino (PSB-MA) no Ministério da Justiça também está inserida nessa reforma, prevista para janeiro. Dino permanecerá no cargo até sua posse no Supremo Tribunal Federal (STF), programada para o início de fevereiro, mesmo após a aprovação pelo Senado.

Especulações indicam outra possível mudança no Ministério dos Direitos Humanos, atualmente liderado por Silvio Almeida. Segundo colaboradores presidenciais, a reforma ministerial segue a prática de ajustes adotada por Lula para corrigir a trajetória do governo após o primeiro ano de gestão.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES