Ministro de Israel usou microfone para gravar conversa com embaixador do Brasil

Diplomatas brasileiros avaliam que o objetivo era constranger o representante de Lula e criar um fato político em favor do governo de Israel

Israel Katz e Frederico Meyer | Ahmad Gharabli/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em um episódio que evidencia a preparação do governo de Israel para expor o conteúdo de uma conversa delicada, o ministro das Relações Exteriores do país, Israel Katz, utilizou um microfone de lapela durante o encontro com o embaixador do Brasil em Tel Aviv, Frederico Duque Estrada Meyer, realizado no Museu do Holocausto.

O uso do microfone de lapela, comumente empregado por políticos, artistas e influenciadores para gravar vídeos destinados às redes sociais, é considerado um detalhe intrigante pela equipe diplomática brasileira. Inicialmente agendada para ser uma reunião a portas fechadas na sede do ministério, a conversa foi transferida para o Museu do Holocausto na manhã da segunda-feira (19), com a presença da imprensa.

Diplomatas brasileiros avaliam que a mudança abrupta de local teve uma intenção clara: constranger o representante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e criar um fato político em favor do governo de Israel. Diante das câmeras, Katz declarou em hebraico que Lula se tornou "persona non grata" em Israel até que peça desculpas pela declaração na qual comparou os ataques a civis em Gaza ao Holocausto.

No momento, a probabilidade de um pedido de desculpas por parte de Lula parece mínima. Em resposta à postura do governo israelense, Lula convocou o embaixador Meyer para consultas no Brasil como uma forma de expressar sua insatisfação com a situação.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES