Padilha nega desculpas de Lula por comparar 'genocídio' em Gaza ao Holocausto

O ministro afirmou que o presidente deixou claro seu posicionamento em relação ao primeiro-ministro israelense e em defesa da existência do Estado de Israel

Lula e Alexandre Padilha | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, negou a possibilidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se desculpar publicamente por suas recentes declarações sobre Israel. Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na segunda-feira (19), Padilha afirmou que Lula deixou claro seu posicionamento em relação ao primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e em defesa da existência do Estado de Israel.

Questionado duas vezes sobre a necessidade de uma retratação de Lula em relação à comparação entre a situação em Gaza, que ele classificou como "genocídio", e o extermínio de judeus pelo governo nazista de Adolf Hitler, Padilha destacou a postura histórica do presidente em defesa de Israel.

"O presidente em sua própria fala deixa claro o posicionamento em relação a Netanyahu e a sua postura histórica enquanto presidente da República nesse momento de defesa da existência do Estado de Israel e a relação que ele sempre teve com a comunidade judaica no Brasil", afirmou o ministro.

Padilha também mencionou esclarecimentos feitos pelo chanceler brasileiro e pelo assessor de Relações Internacionais, além de uma postagem da primeira-dama abordando o tema. Ele indicou que a análise se concentrará no sentimento que motivou o presidente naquele momento.

Além disso, o ministro destacou o posicionamento dos Estados Unidos no conflito, informando que pela primeira vez o país proporá um texto para uma resolução do Conselho de Segurança da ONU com um pedido de cessar-fogo na guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, conforme noticiado por agências internacionais.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES