Momento difícil: Marina Silva faz apelo durante cerimônia

Durante cerimônia de posse, ministra do Meio Ambiente faz apelo e afirma que país está passando por um “momento difícil”.

Marina Silva faz apelo ao país durante cerimônia | Futura Press - Foto: Fátima Meira
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, anunciou hoje, quinta-feira (25), que o país está atravessando um “momento difícil e pediu que as “árvores fortes" protegessem o que é "essencial", ela também afirmou que "não gosta de ver o que está acontecendo no Congresso".

A declaração ocorreu durante a cerimônia de posse do novo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, a pasta chefiada por Marina pode perder funções e Câmara aprovou MP que facilita o desmatamento da Mata Atlântica.

"Nós estamos vivendo um momento difícil, está difícil para todo mundo. Este é o momento das árvores fortes se colocarem na frente para proteger o que é essencial", declarou a ministra. "Não está fácil, mas a melhor forma de contribuir é estando aqui, permanecendo aqui para que a gente possa fazer as grandes transformações que o Brasil precisa", completou. A ministra não especificou quais situações que levaram o país ao "momento difícil" e não detalhou sobre o "essencial" que, na avaliação dela, precisa ser protegido.

Leia Mais

Nos últimos dias, a ministra Marina Silva tem sofrido sucessivas derrotas à frente da pasta. Nesta quarta-feira (24), a Comissão Mista que analisou a MP da reestruturação dos ministérios do governo de Lula, aprovou parecer que retira o Cadastro Ambiental Rural (CAR), um registro público obrigatório para todos os imóveis rurais da competência do ministério do meio ambiente.

O cadastro é usado para mapear a grilagem de terras e fazer o controle de áreas desmatadas, a estrutura, se o texto for aprovado pelos plenários da Câmara e do Senado, irá para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, chefiado por Esther Dweck. Ainda conforme o parecer da comissão mista, a gestão da demarcação de terras indígenas deve sair das mãos do Ministério dos Povos Indígenas e voltar para o Ministério da Justiça contrariando as opiniões da ministra Sonia Guajajara.

Ontem (24), a Câmara dos Deputados aprovou uma medida provisória que, segundo ambientalistas, vai facilitar o desmatamento na Mata Atlântica, o texto vai à sanção presidencial. Os deputados aprovaram ainda um pedido de urgência para a proposta que prevê demarcação apenas de terras já ocupadas por indígenas na data da promulgação da Constituição de 1988.

"A gente não gosta de ver o que está acontecendo no Congresso. Não é bom para ninguém. Não é bom para o Congresso, para o agronegócio e para o que atingimos nos últimos anos", afirmou Marina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES