Moraes anuncia data da posse do ministro Nunes Marques no TSE como efetivo

Com a posse de Nunes Marques como membro efetivo, também ocorrerá a eleição e posse do vice-presidente do TSE.

Nunes Marques será efetivado no TSE | Felipe Sampaio
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No encerramento da sessão de julgamentos da última terça-feira (23), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, anunciou que na próxima sessão ordinária, agendada para esta quinta-feira (25) às 10h, será realizada a solenidade de posse do ministro Nunes Marques como membro efetivo da Corte Eleitoral. O ministro assumirá a vaga aberta devido à aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, ocorrida em abril deste ano. Nunes Marques, que já integrava o TSE como substituto desde 31 de agosto de 2021, foi eleito para o cargo na semana passada pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF).

Com a posse de Nunes Marques como membro efetivo, também ocorrerá a eleição e posse do vice-presidente do TSE, uma vez que Lewandowski ocupava essa posição. De acordo com o artigo 119, parágrafo único, da Constituição Federal, o TSE elege seu presidente e vice-presidente entre os ministros provenientes do STF.

Leia Mais

O Tribunal Superior Eleitoral é composto por, no mínimo, sete membros, sendo três provenientes do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois juristas oriundos da advocacia. Além dos membros efetivos, são designados ministros substitutos em igual número, de acordo com suas respectivas categorias (STF, STJ e juristas).

Eleição

O piauiense Nunes Marques foi eleito membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 17. A eleição foi realizada para preencher a cadeira deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou no mês passado.

Nunes Marques já atuava como ministro substituto no tribunal eleitoral, ocupando a vaga destinada aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A eleição foi realizada de forma simbólica, formalizando sua posição como membro efetivo. O TSE é composto por sete ministros no total: três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados com notório saber jurídico. 

Nesta semana, dois ministros do TSE estão deixando o tribunal. Os mandatos de Sérgio Banhos e Carlos Horbach, que ocupam as cadeiras destinadas à advocacia, estão chegando ao fim. Com isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá a oportunidade de fazer as primeiras nomeações para o tribunal durante seu terceiro mandato. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES