Saída recente de Bolsonaro do Brasil sem passaporte acende alerta vermelho para PF

Segundo sua defesa, o ex-presidente viajou para a Argentina no início de dezembro de 2023 para a posse de Milei, utilizando apenas sua carteira de identidade

Ex-presidente Jair Bolsonaro | Marcos Corrêa/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deslocou-se recentemente para o exterior, desembarcando em território estrangeiro sem utilizar seu passaporte. A ação ocorre após a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na Operação Tempus Veritatis, ordenando que Bolsonaro entregasse seu passaporte às autoridades.

Segundo a defesa de Bolsonaro, o ex-presidente viajou para a Argentina no início de dezembro de 2023 para a posse de Javier Milei, utilizando apenas sua carteira de identidade. Em países do Mercosul, como a Argentina, o embarque é permitido mediante a apresentação desse documento específico.

A viagem a Buenos Aires para a posse de Milei ganhou destaque, já que Bolsonaro informou a Moraes que estaria acompanhado pelo coronel da reserva do Exército, Marcelo Costa Câmara. Câmara, por sua vez, foi preso preventivamente na quinta-feira (8) por ordem do ministro do STF no âmbito da Operação Tempus Veritatis.

Justificativa dada a Moraes

A defesa do ex-presidente comunicou a Moraes sobre a viagem e a presença do coronel, declarando que Bolsonaro utilizaria apenas seu documento de identidade. A petição afirmava: "O peticionário [Bolsonaro] estará acompanhado pelo Coronel Marcelo Costa Câmara e utilizará seu documento de identidade para esta viagem, não necessitando do passaporte para tanto".

A entrega do passaporte, solicitada por Moraes, não ocorreu durante a busca e apreensão realizada em Mambucaba, Angra dos Reis (RJ), onde Bolsonaro possui uma residência. Entretanto, o documento foi posteriormente apresentado em Brasília, de acordo com informações divulgadas pela defesa do ex-presidente.

As tensões entre Bolsonaro, o STF e a Polícia Federal (PF) são evidenciadas pela recusa inicial em entregar o passaporte, alimentando preocupações de que o ex-presidente poderia buscar refúgio em países sem tratado de extradição, como os Estados Unidos. A Operação Tempus Veritatis permanece em curso, com desdobramentos que continuam a surpreender a opinião pública brasileira.

Para mais informções, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES