MP investiga a participação de Carlos Bolsonaro em prática de rachadinha

Laudo do Ministério Público do Rio de Janeiro comprova que o crime era exercido no gabinete do vereador

Carlos Bolsonaro é investigado por 'rachadinha' | Renan Olaz/CMRJ
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Laboratório de Tecnologia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) elaborou um laudo em que mostra fortes evidências da prática de ‘rachadinha’ no gabinete do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ). Segundo o documento, o crime era realizado pelo Chefe de Gabinete do vereador, Jorge Luiz Fernandes, desde 2009.

Ocupando o cargo desde 2018, Fernandes recebeu uma quantia de mais de 2 milhões de reais oriundos das contas de outros seis funcionários admitidos pelo filho do ex-presidente. A movimentação financeira é a prova mais sólida da suspeita prática de ‘rachadinha’ no gabinete colhida pela 3Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada.

Leia Mais

Entenda a investigação

Iniciada em meados de 2019, a investigação que apura o suposto crime de ‘rachadinha’ no gabinete de Carlos Bolsonaro obteve novas provas que comprovam o delito.

Mesmo não sendo tão conhecida como a investigação contra outro filho do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro, a operação contra Carlos segue parâmetros parecidos, visto que os indícios do delito se assemelham. Evidências como relatos, falta de emissão de crachás por parte de funcionários e o não comparecimento destes à Câmara.

Carluxo engravidou ex-secretária de ministério e será pai, afirma colunista

Flávio Bolsonaro cobra votação de PL que dobra limite de armas; o que muda?

Carlos Bolsonaro anuncia que deixará o comando das redes sociais do pai

Houve também o noticiamento de transações imobiliárias realizadas com uso de dinheiro em espécie e pagamentos de valores inferiores aos usados pela prefeitura para cálculo de imposto.

Em maio de 2021, a Justiça autorizou a quebra de sigilo bancário e fiscal de Carlos e de outras 26 pessoas e sete empresas ligadas a ele, incluindo a segunda ex-esposa de Bolsonaro, Ana Cristina Valle.

Houve um momento que a investigação ficou estagnada à análise laboratorial do MP. A impressão era de que a apuração estava fadada ao arquivamento, até que se chegou ao montante transferido a Jorge Fernandes.

Prosseguimento da operação

O próximo passo é descobrir o grau de participação de Carlos Bolsonaro com a prática de ‘rachadinha’ executada em seu gabinete, descobrir se ele foi beneficiado ou se era algo gerenciado somente por Fernandes. Para apontar a ligação do crime com o vereador, é necessário comprovar que ele tenha recebido esse dinheiro de alguma forma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES