Na mira da PF: Lira pode perder presidência por crime de corrupção passiva

A investigação descobriu que o esquema deixou uma dívida para além de R$ 8 milhões aos cofres públicos

Lira está sendo investigado pela PF por suposto esquema de desvio de dinheiro | Bruno Spada/Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), está com sua liderança em risco, cercado por uma operação da Polícia Federal (PF) para investigar um suposto esquema de desvios de verbas públicas alimentado por emendas parlamentares e que resultou na exoneração de seu ex-assessor, Luciano Cavalcante.

Além disso, Alexsander Moreira, diretor do Ministério da Educação, também foi desligado do cargo pelo governo. Essas exonerações ampliaram a pressão sobre Lira, que passará a lidar, a partir desta terça-feira (06), com um segundo julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), podendo este torná-lo réu por corrupção passiva.

Leia Mais

A operação da PF, denominada Hefesto, está analisando os desvios de dinheiro  do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado ao Ministério da Educação. A suspeita é de falsificação em licitações e lavagem de dinheiro na aquisição de kits de robótica, que seriam direcionados a escolas no Estado de Alagoas. Segundo as investigações, houve o superfaturamento na compra dessas mercadorias entre 2019 e 2022, gerando um rombo de R$ 8,1 milhões aos cofres públicos.

O presidente da Câmara não só enfrenta a investigação em curso, como também um julgamento no Supremo relacionado ao caso de recebimento de propina. 

O inquérito iniciou em 2012, quando houve a apreensão de um montante em dinheiro vivo com um assessor da Câmara dos Deputados. A Procuradoria-Geral da República (PGR) indicou que a quantia seria encaminhada a Lira em troca de sua indicação na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Apesar da defesa do deputado ter recorrido contra as acusações, o julgamento será retomado no STF.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES