No Maranhão, Lula pede união de forças para evitar tragédias

Presidente lembrou que já morou em áreas atingidas pro chuvas e entende o que essas pessoas estão passando.

Enchentes do Maranhão | Twitter do governador Carlos Brandão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Lula sobrevoou, neste domingo, 9, as áreas inundadas pelas chuvas na região de Trizidela do Vale e Pedreira, no estado do Maranhão. Na ocasião, ele afirmou ser necessário convencer a população dessas regiões de que não é possível voltar a construir as casas nos mesmos locais. No Maranhão, ele também visitou um abrigo na cidade de Bacabal.

“Está aqui o ministro das Cidades [Jader Filho] me ouvindo. Nos projetos de construção de novas casas precisamos convencer as pessoas que não é possível construir uma casa no lugar que a gente sabe que vai dar enchente”, disse Lula, durante coletiva de imprensa ao lado de ministros e do governador do Maranhão, Carlos Brandão, no Aeroporto Regional de Bacabal.

Regiões do Maranhão atingidas pelas chuvas (Twitter do Governador Carlos Brandão)

Além do presidente Lula e do governador do Maranhão, Carlos Brandão, a comitiva contou ainda com as presenças do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; e o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta; além de parlamentares maranhenses e prefeitos de cidades atingidas.

Leia Mais

Lula lembrou que no ano de 2009, esteve em Bacabal numa situação semelhante, de muitas chuvas, a Roseana Sarney era governadora. "Estive aqui no mesmo rio, na mesma enchente. É uma demonstração de que quando moramos perto do rio não tem jeito não, vai sofrer enchente quando a chuva for demais”, completou o presidente.

O presidente conta que morou em bairros que enchiam d’água. "E a gente ficava disputando espaço com barata e rato e a chuva ia embora e tinha que ficar tirando lama com sanguessuga pegando nas canelas. Eu sei o que esse povo passa, deixar suas casas, seus móveis, às vezes não tem tempo de tirar, perde tudo o que tem, perdem geladeira, fogão, cama, colchão”, lamentou Lula.

O presidente disse que a união entre governos federal, estadual e municipal para ajudar a população é obrigatória e defendeu uma atuaão conjunta de todos os entes da Federação diante dessas situações. 

“Não é possível esse país dar certo se não tiver uma combinação entre prefeitos, entre governadores e entre presidente da República", disse, e concluiu "é obrigação moral, política e ética cuidarmos dessa gente que sofre e que precisa de nós”.

O governo federal ainda trabalha, junto com as equipes de defesa civil, na ajuda humanitária às famílias, com distribuição de água, cestas básicas, colchões e material de higiene.

Maranhão tem mais de 7,5 mil famílias desabrigadas

O Maranhão tem mais de 7,5 mil famílias desabrigadas e 35 mil afetadas pelas inundações nos 64 municípios em situação de emergência. 

Por causa da atual situação, com cinco escolas alagadas e sete sendo usadas como abrigo, a prefeitura de Trizidela antecipou as férias dos estudantes de julho para abril.

Segundo a prefeitura de Bacabal, as famílias da região começam a ser afetadas quando o rio Mearim, que passa na região, ultrapassa o nível de 6 metros acima do normal. Nesse final de semana, o rio ultrapassou 8,3 metros acima do nível normal.

A 395 quilômetros de São Luís, a cidade de Buriticupu, com cerca de 72 mil habitantes, decretou calamidade. O município é assolado por voçorocas, fenômeno geológico que cria crateras gigantes. Algumas fendas chegam a medir 600 metros de extensão e 70 metros de profundidade, segundo autoridades. (Com informações da Agência Brasil)

/



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES