Nordeste reage a pressão do Sul e Sudeste para retirar investimento à região

Os 9 governadores do Nordeste argumentaram que o Regime Automotivo é um “mecanismo de fomento” que corrige “distorções”

Governadores do Nordeste | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pressão de governadores do Sul e do Sudeste para remover benefícios tributários ao setor automotivo da reforma tributária gerou uma resposta dos governadores do Nordeste na última quarta-feira (13). Em uma carta, o Consórcio Nordeste argumentou que o Regime Automotivo é um "mecanismo de fomento" que corrige "distorções". O regime oferece benefícios tributários a empresas com fábricas no Nordeste e Centro-Oeste e está programado para vigorar até 2025, podendo ser estendido até 2032 com a aprovação da PEC 45 de 2019.

Os 9 governadores do Nordeste, incluindo João Azevêdo Lins Filho, Paulo Dantas, Jerônimo Rodrigues, Elmano de Freitas, Carlos Brandão, Raquel Lyra, Rafael Fonteles, Maria de Fátima Bezerra e Fábio Mitidieri, assinaram a nota que destaca o papel eficiente do Regime Automotivo no desenvolvimento regional.

O texto da PEC 45 de 2019 pode ser votado pela Câmara dos Deputados nesta semana. Na quarta-feira, os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), reuniram-se para discutir a aprovação da reforma, que voltou à Câmara após modificações no Senado.

Sul e Sudeste se opondo à renovação do regime automotivo

Seis governadores das regiões Sul e Sudeste expressaram oposição à renovação do Regime Automotivo em uma nota assinada na quarta-feira. Os governadores Tarcísio de Freitas, Cláudio Castro, Romeu Zema, Eduardo Leite, Jorginho Mello e Ratinho Júnior criticaram a assimetria tributária causada pelo regime e pediram a exclusão dos veículos movidos à combustão da renovação dos incentivos regionais.

Os governadores argumentam que o Regime Automotivo, destinado a atrair investimentos industriais nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, cria um ambiente concorrencialmente desigual, prejudicando outras regiões. Além disso, afirmam que os incentivos impactam negativamente os fundos de participação dos municípios e estados. Os líderes das montadoras no Sul e Sudeste buscam sensibilizar líderes partidários com o argumento da "assimetria tributária", apontando para práticas semelhantes em outros países, como a Argentina.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES