Exclusivo Nunes Marques dá vitória ao Piauí em ação contra o Governo Federal

A ação cível originária buscava suspender a inscrição nos cadastros federais de inadimplentes e outras restrições administrativas.

Nunes Marques relatou o processo no STF | Fellipe Sampaio
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Francy Teixeira. 

Em uma decisão monocrática proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, publicada nesta sexta-feira, 02 de junho, o Estado do Piauí obteve mais uma vitória contra a União. A ação cível originária buscava suspender a inscrição nos cadastros federais de inadimplentes e outras restrições administrativas decorrentes de débitos reconhecidos do Tribunal de Justiça local.

Leia Mais

O relator do caso, Ministro Nunes Marques, analisou os argumentos apresentados pelo Estado do Piauí. Segundo o autor da ação, a inclusão nos cadastros de inadimplentes e a exigência de regularidade fiscal por parte da União, com base na Instrução Normativa n. 1/2005 da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), violavam o princípio da legalidade, uma vez que tal requisito não é exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O Estado do Piauí argumentou que a irregularidade que levou à inscrição nos cadastros de inadimplentes era decorrente de débitos do Poder Judiciário, impossibilitando a obtenção de certidão federal de regularidade tributária e a celebração de convênios. Além disso, ressaltou a impossibilidade de compelir o Tribunal de Justiça ao cumprimento de uma obrigação inadimplida, sob pena de violação do princípio da separação dos poderes.

Em sua contestação, a União alegou que a intranscendência subjetiva das sanções não se aplicava ao Tribunal de Justiça do Piauí, pois este não possuía personalidade jurídica própria, integrando a estrutura do ente federado. Argumentou ainda que a suspensão das transferências voluntárias, de acordo com o artigo 25, § 3º, da LRF, não comprometeria a execução das políticas públicas nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Após análise das argumentações, o relator destacou a jurisprudência do STF, que tem conferido maior autonomia administrativa e financeira aos Poderes constituídos, impedindo sua submissão à ingerência dos demais. O Supremo tem entendido que o Poder Executivo não pode impor sanções ao Executivo estadual em virtude de pendências dos Poderes Legislativo e Judiciário locais, uma vez que estes possuem autonomia institucional garantida pela Constituição.

Com base nesse entendimento, o Ministro Nunes Marques acolheu o pedido do Estado do Piauí, determinando o afastamento das restrições administrativas decorrentes dos débitos reconhecidos do Poder Judiciário. Além disso, a União foi condenada a pagar honorários advocatícios no valor de R$ 5.000,00.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES