Parceria Moro-Deltan estremece às vésperas de julgamento que pode cassar senador

Sergio Moro chega ao tribunal sem o apoio de seu antigo aliado, o ex-procurador e ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo)

Deltan Dallagnol e Sergio Moro | Hélvio Romero/Estadão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (1º), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná inicia o julgamento do senador e ex-juiz federal Sergio Moro (União-PR) em um processo que pode resultar em sua cassação. Moro chega ao tribunal sem o apoio de seu antigo aliado, o ex-procurador e ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo), cassado em maio de 2023 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Limpa.

RUPTURA NA PARCERIA: Colegas na Operação Lava-Jato, Moro e Deltan ingressaram na política em 2022 e formaram uma bancada anticorrupção no início de seus mandatos. No entanto, a relação azedou quando Deltan perdeu o mandato, sendo enquadrado na Lei da Ficha Limpa. A postura de Moro nesse momento desagradou aliados de Deltan, que esperavam mais apoio.

Fora do mandato, Deltan intensificou sua oposição ao governo federal e percebeu uma mudança na postura de Moro, mais comedido nas palavras. O ponto de tensão ocorreu após a indicação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF), quando Deltan cobrou apoio contra a escolha, suspeitando de Moro. A troca de mensagens entre Moro e seu suplente também gerou descontentamento em Deltan.

APROFUNDAMENTO DA CRISE: Novos episódios de tensão se somaram à crise, como uma piada sobre Moro durante um debate, gerando desconforto, e a mudança do domicílio eleitoral de Rosângela Moro para Curitiba, contribuindo para o afastamento. Deltan, pré-candidato à prefeitura pelo Novo, especula a possibilidade de Rosângela concorrer, o que cria um cenário de disputa nas urnas entre nomes da Lava-Jato.

Interlocutores destacam que a relação entre Moro e Deltan sempre foi estritamente profissional, sem amizade fora do trabalho. Procurados pela reportagem, ambos preferiram não comentar sobre o assunto, deixando o desfecho dessa crise político-judicial em aberto.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES