Paulo Guedes destaca aspectos positivos do PT e ignora gestão Bolsonaro

Além disso, o ex-ministro levou à palestra a questão da administração governamental chinesa

Paulo Guedes e Jair Bolsonaro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Economia do governo Jair Bolsonaro (PL), Paulo Guedes, surpreendeu ao reconhecer pontos positivos das gestões do Partido dos Trabalhadores (PT) e elogiou o capitalismo "feroz" da China durante um curso divulgado em parceria com o popular youtuber Thiago Nigro, conhecido como Primo Rico, nas redes sociais.

Guedes destacou que as gestões petistas, que governaram o Brasil de 2003 a 2016, tiveram aspectos meritórios, incluindo a criação do programa Bolsa Família, que ele descreveu como "uma política consistente de transferência de renda para os mais frágeis".

Leia Mais

"[A gestão do PT] Tem muita coisa boa e tem muita coisa ruim. Nós podemos falar, entre as coisas boas, a preocupação com a inclusão dos mais frágeis no orçamento público, a ideia inicial de orçamento participativo, a ideia inicial de transparência, exatamente para acabar com a corrupção", afirmou Guedes durante a segunda aula do curso, intitulada "O fim da disputa direita x esquerda".

Apesar de reconhecer aspectos positivos das gestões petistas, Guedes argumentou que a divisão entre direita e esquerda deve ceder lugar à compreensão do papel da economia de mercado na sociedade. Ele enfatizou que é importante entender a importância da economia de mercado, independentemente da filiação política.

"Se for alguém de esquerda que respeita a propriedade, que sabe que a economia de mercado é importante, que entende que as privatizações, a Previdência, são questões, pode se atacar de forma mais eficiente", afirmou Guedes, acrescentando que tanto a esquerda quanto a direita têm o direito de expressar suas opiniões sem censura ou perseguição.

China "feroz"

Na primeira parte do curso, o ex-ministro elogiou o capitalismo "brutal" da China, descrevendo-o como uma força econômica que pode se tornar a mais poderosa desde o auge da Segunda Revolução Industrial na Inglaterra no século XIX, quando o país britânico impulsionou sua economia globalmente.

"A China, de repente, dispara porque mergulhou no capitalismo, apesar de ser um regime político fechado do ponto de vista econômico, é um capitalismo brutal. Talvez o de maior ferocidade desde os ingleses dois séculos atrás", afirmou Guedes.

Além disso, o ministro da Economia criticou o pensamento de Karl Marx como um "pós-ricardiano menor", referindo-se a David Ricardo, um dos fundadores da teoria do valor-trabalho, que é uma das bases do pensamento marxista. Guedes argumentou que Marx transformou essa teoria em uma "religião laica, robô, a bandeira da prosperidade das grandes religiões" e que o socialismo, baseado nessa teoria obsoleta, levou países e continentes à miséria e continua a fazê-lo até hoje.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES