PDT defende que Bolsonaro receba alto salário mesmo depois de condenado

O advogado do partido é favorável à inelegibilidade do ex-presidente, mas se opõe a suspensão de seu salário

PDT opõe-se à suspensão de salário de Bolsonaro | Andressa Anholete/Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O advogado Walber Agra, que representou o PDT na ação que resultou na inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL), expressou sua discordância em relação à suspensão do salário do ex-presidente, como solicitado pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Bolsonaro recebe cerca de R$ 40 mil mensais do Partido Liberal (PL), e Furtado argumenta que essa remuneração viola o princípio da moralidade administrativa, uma vez que os recursos provêm do Fundo Partidário abastecido com dinheiro público.

Leia Mais

No entanto, Agra não concorda com a suspensão do salário, alegando que o ex-mandatário tem o direito de continuar recebendo, já que não perdeu seus direitos políticos e apenas foi declarado inelegível. Ele considera qualquer outra sanção contra Bolsonaro um ato de arbitrariedade sem amparo legal.

Condenação

O ex-presidente foi condenado a ficar inelegível até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido ao abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, na qual atacou as urnas eletrônicas e lançou suspeitas sobre a lisura do processo eleitoral.

A questão ainda não foi analisada pelo TCU, mas já gerou polêmica no tribunal. Ministros e técnicos consideram, em uma análise preliminar, que não cabe à corte fiscalizar o uso de recursos públicos do Fundo Partidário do PL para remunerar Bolsonaro.

O advogado do PDT ressaltou que nenhuma lei de restrição de direitos pode ser interpretada de forma extensiva. Ele indicou que o partido não tomará nenhuma iniciativa para apoiar a ação do subprocurador-geral.

Além do ex-presidente, também recebem remuneração do PL a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o ex-vice-presidente Walter Braga Netto. Ao contrário de Bolsonaro, Braga Netto foi absolvido por unanimidade das acusações e permanece elegível, cogitando-se sua candidatura à prefeitura do Rio.

Lista de denúncias

No entanto, ainda existem outras 15 ações no TSE que investigam a malsucedida campanha da chapa Bolsonaro-Braga Netto nas últimas eleições. Caso Braga Netto seja condenado em uma delas, também corre o risco de ficar inelegível.

Na semana passada, o subprocurador-geral solicitou ao TCU que investigasse as "irregularidades" na remuneração concedida pelo partido de Valdemar Costa Neto a Bolsonaro. Ele argumentou que utilizar recursos públicos para remunerar alguém condenado pela Corte eleitoral representa uma violação direta e flagrante do princípio da moralidade administrativa.

De acordo com um ministro, é óbvio que não cabe ao TCU examinar a prestação de contas partidárias, o que incluiria a remuneração de Bolsonaro. O futuro relator da representação terá pelo menos duas opções: arquivar o pedido de investigação de Rocha Furtado ou encaminhar o caso para a Justiça Eleitoral.

Para evitar um possível arquivamento sumário do pedido de investigação do salário do ex-chefe do Executivo, o próprio subprocurador, ao solicitar a apuração, fez um pedido secundário ao TCU: caso o tribunal entendesse que não era de sua competência, encaminhasse o processo ao TSE.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES