PEC das drogas quer mudar artigo da Constituição com cláusulas pétreas

Qualquer alteração na Lei de Drogas ou proposta de nova legislação sobre o tema deve seguir as diretrizes estabelecidas na Constituição.

Votação da PEC na CCJ | Divulgação Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta-feira (13), uma proposta que criminaliza a posse e o porte de drogas ilícitas em qualquer quantidade pretende modificar um trecho da Constituição considerado cláusula pétrea: o artigo 5º, que trata dos direitos e garantias individuais.

O QUE SÃO: As cláusulas pétreas são pontos da Constituição que não podem ser totalmente excluídos ou abolidos, nem mesmo por outras propostas de alteração do texto constitucional. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) visa adicionar à lista desses direitos a previsão de que o porte de drogas, independentemente da quantidade, seja tratado como um crime.

O QUE DIZ O SUPREMO: O Supremo Tribunal Federal (STF) considera que as cláusulas pétreas podem ser modificadas ou sofrer restrições, desde que não tenham sua essência alterada. Por isso, a PEC pode ser contestada na Justiça. Qualquer modificação no artigo 5º deve ser para ampliar direitos e garantias, não para restringi-los.

O QUE É VEDADO: O Congresso não pode enfraquecer ou colocar em risco a aplicação do que está determinado na Constituição como direitos e garantias fundamentais. Se a PEC avançar, é possível que seja questionada na Suprema Corte, que é  guardiã da Constituição, e pode considerar a proposta como inconstitucional.

Contudo, para que seja analisada pelo tribunal, é necessário que a Corte seja provocada por meio de um pedido que conteste a norma. De acordo com a Constituição, esse pedido pode ser feito pelo presidente da República, pela Procuradoria-Geral da República, por partidos políticos, entre outros.

A PEC estabelece diferença entre traficantes e usuários. Para os usuários flagrados com drogas, seriam aplicadas penas alternativas à prisão e tratamento contra a dependência. Além disso, qualquer alteração na Lei de Drogas ou proposta de nova legislação sobre o tema deve seguir as diretrizes estabelecidas na Constituição. Caso contrário, a regra poderá ser invalidada se estiver em conflito com o texto constitucional.

TRAJETO DA PEC: Aprovada pela CCJ, a PEC ainda precisa passar por outras etapas de tramitação, incluindo duas votações no Senado, votações na CCJ, comissão especial e plenário da Câmara dos DeputadosSomente após essas fases, se aprovada, ela se torna emenda à Constituição.

Uma vez transformada em emenda ao texto constitucional, essa mudança pode ser alvo de ação no Supremo Tribunal Federal, pois a Corte aceita questionamentos sobre a validade de alterações feitas na Constituição que afetem as cláusulas pétreas. Esses questionamentos podem envolver, por exemplo, a validade da criminalização diante de outros direitos previstos no artigo 5º, como igualdade, privacidade e liberdade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES