Pesquisa Ipec mostra como está a aprovação do governo Lula após 5 meses

No terceiro levantamento do ano sobre a gestão do petista, dados mostram que avaliação positiva oscilou para baixo

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva fala à imprensa após uma cúpula de líderes sul-americanos, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, em 30 de maio de 2023 | Foto: EVARISTO SA / AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pesquisa Ipec divulgada pelo jornal O Globo nesta sexta-feira (9), revelou que 37% dos brasileiros consideram a terceira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ótima ou boa. Aqueles que a classificam como regular representam 37%, enquanto 28% a avaliam como ruim ou péssima. A parcela de entrevistados que não soube responder ou não quis opinar é de 3%.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Lula assumiu seu terceiro mandato em janeiro deste ano, após derrotar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que não foi reeleito. Os dois primeiros mandatos de Lula ocorreram em 2002 e 2006.

Comparando com a pesquisa anterior, divulgada em 11 de abril, a avaliação positiva de Lula teve uma oscilação de dois pontos percentuais para baixo, passando de 39% para 37%. Já a reprovação teve uma oscilação de dois pontos para cima, de 26% para 28%.

Leia Mais

No primeiro levantamento, divulgado em 19 de março, a avaliação positiva de Lula era de 41%, enquanto a reprovação era de 24%. Naquela época, 30% dos entrevistados consideravam sua gestão como regular.

Eleito presidente pela terceira vez

Em 2022, o Brasil vivenciou mais um capítulo importante em sua história política com as eleições presidenciais. Após um intenso processo eleitoral, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), conquistou a vitória e assumiu a presidência do país pela terceira vez.

Com uma campanha marcada por debates acalorados e diferentes propostas, Lula conseguiu reunir um amplo apoio popular e mobilizar uma parcela significativa da sociedade brasileira. Sua trajetória política, sua experiência como presidente nos mandatos anteriores e sua retórica voltada para a defesa dos direitos sociais e a redução das desigualdades foram elementos-chave em sua campanha.

A vitória de Lula trouxe uma nova perspectiva para o país, gerando expectativas e também desafios. Seu governo enfrentará o desafio de lidar com uma série de questões urgentes e complexas, como a retomada da economia após a crise causada pela pandemia, a busca por soluções para o desemprego, a melhoria da educação, a segurança pública e a proteção do meio ambiente.

É importante ressaltar que a vitória de Lula não significa um consenso absoluto na sociedade brasileira. Assim como em qualquer processo eleitoral, há uma diversidade de opiniões e visões políticas no país. Cabe ao novo presidente buscar a construção de um diálogo democrático e inclusivo, buscando governar para todos os brasileiros, independentemente de suas posições políticas.

Peso da responsabilidade

A terceira gestão de Lula traz consigo o peso da responsabilidade e a expectativa de transformações profundas. É fundamental que o governo trabalhe em conjunto com o Congresso Nacional e demais poderes, buscando a construção de consensos, a implementação de políticas públicas efetivas e a promoção do bem-estar da população.

Ao mesmo tempo em que Lula assumiu a presidência novamente, é necessário que a sociedade continue ativa e participativa, acompanhando de perto as ações do governo, cobrando transparência e fiscalizando o cumprimento das promessas feitas durante a campanha eleitoral.

O cenário político brasileiro é complexo e desafiador, mas também oferece oportunidades para transformações significativas. A vitória de Lula para a terceira vez como presidente do Brasil abre um novo capítulo na história do país, e cabe a todos os cidadãos contribuírem para a construção de uma nação mais justa, democrática e próspera.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES