Pesquisa Quest: 51% dos brasileiros aprovam o trabalho do presidente Lula

A pesquisa também evidenciou a persistência da polarização no país entre os eleitores do petista e a base apoiadora de Bolsonaro

Presidente Lula (PT) | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa realizada pela Quaest e divulgada na manhã desta quarta-feira (6) trouxe insights sobre a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelos brasileiros. Segundo o levantamento, 51% dos entrevistados aprovam o desempenho do presidente, enquanto 46% manifestaram desaprovação ao governo petista.

Os dados indicam uma variação nos índices desde a última pesquisa, realizada em dezembro. Naquele momento, a aprovação de Lula estava em 54%, o que representa uma queda de três pontos percentuais no atual levantamento. Da mesma forma, a desaprovação, que era de 43%, aumentou para os atuais 46%. Além disso, a pesquisa também evidenciou a persistência da polarização no país. Entre os eleitores que escolheram Lula no segundo turno das eleições de 2022, 85% aprovam o governo, contrastando com os 88% de desaprovação entre os que votaram em Jair Bolsonaro (PL).

GUERRA EM GAZA: Outro aspecto relevante é a influência das declarações de Lula sobre o genocídio na Faixa de Gaza por Israel. Entre os evangélicos, a desaprovação ao presidente cresceu 6 pontos percentuais desde dezembro, passando de 56% para 62%, indicando a sensibilidade desse grupo diante das questões internacionais.

No entanto, a popularidade de Lula permanece sólida entre seus eleitores tradicionais. Aqueles que ganham até dois salários mínimos (61%) e os residentes na região Nordeste (68%) continuam expressando forte apoio ao governo petista.

A pesquisa abordou também a avaliação geral do governo Lula. Dos entrevistados, 35% avaliaram positivamente, enquanto 34% avaliaram negativamente, e 28% consideraram o governo apenas regular. Em comparação com a pesquisa anterior, a avaliação positiva oscilou 1 ponto percentual para baixo, enquanto a avaliação negativa subiu 5 pontos. A pesquisa, que envolveu 2 mil entrevistas presenciais realizadas entre os dias 25 e 27 de fevereiro, apresenta uma margem de erro geral de 2,2 pontos percentuais.

Foto: Reprodução/CartaCapital

Foto: Reprodução/CartaCapital

Foto: Reprodução/CartaCapitalPara mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES