PF apura pessoa que usou nome de Lula para se filiar ao PL com dados falsos

Uma pessoa se passou pelo presidente Lula para filiá-lo ao Partido Liberal (PL), principal partido de seu opositor, Jair Bolsonaro

Presidente Lula (PT) | Fábio Vieira/Metrópoles
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu uma determinação à Polícia Federal (PF) para investigar um caso em que uma pessoa se passou pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para filiá-lo ao Partido Liberal (PL), principal partido de seu opositor, Jair Bolsonaro. Lula, fundador e figura central do Partido dos Trabalhadores (PT), formalmente deixou o partido em 15 de julho de 2023, data em que a alegada filiação ao partido adversário foi comunicada ao TSE.

A decisão do TSE foi tomada em resposta a questionamentos do jornal O Globo sobre a filiação de Lula ao PL. Após uma investigação interna, o presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, determinou que a PF apure o caso devido aos indícios de crime relacionados à inserção de dados falsos no sistema eleitoral.

O TSE também destacou "claros indícios de falsidade ideológica" em nota oficial. O presidente da Corte reafirmou o vínculo formal de Lula com o PT e cancelou o login responsável pela inclusão da informação falsa no sistema do tribunal.

A investigação interna descartou a possibilidade de invasão ou falha no sistema, identificando o uso de credenciais válidas para o registro da falsa filiação. O login utilizado pertence à advogada Ana Daniela Leite e Aguiar, que presta serviços ao PL.

Uso de robôs

O TSE identificou mais de 75 mil ações realizadas pelo login da advogada no sistema, sugerindo que os dados não estão apenas em posse dela. Moraes indicou a possibilidade de outras pessoas ou até mesmo robôs estarem utilizando essas credenciais no processo de gestão do sistema de filiação partidária.

Após os eleitores assinarem as fichas de filiação, é responsabilidade dos partidos fornecer as informações ao sistema Filia do TSE. O presidente nacional do partido é cadastrado como administrador, podendo cadastrar outros usuários nacionais e locais de acordo com as regras internas.

O PL contratou a empresa Idatha para a implementação do sistema de gerenciamento de dados partidários. Em nota, a empresa afirmou estar à disposição das autoridades para contribuir no esclarecimento do incidente.

Casos semelhantes já foram registrados anteriormente, com tentativas malsucedidas de filiação de personalidades públicas em partidos adversários. O TSE reiterou que a alteração da filiação partidária só pode ser feita pelo próprio partido mediante representante autorizado.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES