PF encontra mensagens que comprovam a participação de deputado nos atos golpistas

A PF rastreou diálogos nos quais os investigados discutem o deslocamento de manifestantes que contestaram o resultado das eleições presidenciais de 2022

Organização dos atos antidemocráticos | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Procuradoria-Geral da República (PGR) expressou seu pedido de autorização para mandados de busca e apreensão relacionados ao deputado Carlos Jordy (PL-RJ), destacando uma série de mensagens que, segundo a PGR, sugerem a organização de atos antidemocráticos. A Polícia Federal (PF) rastreou diálogos nos quais os investigados discutem o deslocamento de manifestantes que contestaram o resultado das eleições presidenciais de 2022, bem como bloqueios de rodovias em todo o país.

Em uma das mensagens, capturada em vídeo, um homem atualiza membros de um grupo de WhatsApp chamado "Direta Campos - Movimento Ordem e Progresso" sobre um acampamento em frente a um quartel do Exército no interior do Rio de Janeiro. Em outro trecho, um investigado envia uma mensagem de áudio, que, segundo a PF, indica a mobilização "para organizar e arregimentar grupo para a prática de atos antidemocráticos".

As mensagens rastreadas pela PF que supostamente tratam da organização de atos antidemocráticos — Foto: Reprodução

As mensagens rastreadas pela PF que supostamente tratam da organização de atos antidemocráticos — Foto: ReproduçãoA PGR cita ainda uma mensagem de uma mulher a um suposto golpista. No total, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no Rio de Janeiro e no Distrito Federal. A PF informou que os fatos investigados envolvem crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime.

As investigações sugerem que os atos liderados por Carlos Jordy e outros investigados podem ter contribuído para as invasões e depredações das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro, quando os prédios do Congresso, do STF e do Palácio do Planalto foram danificados.

Carlos Jordy, por meio das redes sociais, classificou a ação como "medida autoritária", negando qualquer incitação aos atos ocorridos em janeiro e argumentando contra a justificativa para a busca e apreensão, considerando-a arbitrária.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES