PF intercepta WhatsApp de senador que planejou golpe e prisão contra Moraes

O parlamentar tramava promover o impeachment imediato de Lula para Bolsonaro não perder a Presidência

Ministro do STF, Alexandre de Moraes | Lula Marques
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal (PF) revelou mensagens em que um senador da República afirma ter trabalhado para prender o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Essa troca de mensagens por WhatsApp foi descoberta no celular do senador Marcos do Val (Podemos-ES) e remete a fevereiro deste ano. A apreensão do dispositivo aconteceu no âmbito do inquérito do STF que investiga um suposto planejamento de golpe de Estado envolvendo Do Val, o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Com base nessas mensagens, a PF solicitou a prisão do senador a Moraes em junho.

Em 02 de fevereiro, uma pessoa identificada como "Elmo" enviou uma mensagem a Do Val às 11h24: "O que precisar de nós é só falar. Se precisar estar aí com você, é só falar. Estamos juntos na alegria e na tristeza". O senador respondeu: "Estou há dois anos trabalhando para prender Alexandre de Moraes".

Leia Mais

Em outro diálogo com seu pai, Humberto, Do Val mencionou o ex-presidente Jair Bolsonaro: "Olha os relatórios do que provocamos na imprensa brasileira em um único dia! Superou as expectativas, e a primeira fase foi concluída. Essa missão foi provocar a imprensa e a sociedade a pedir aos seus representantes no Congresso as assinaturas para a abertura da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) sobre o dia 08 de janeiro!"

O senador continuou, afirmando que "Bolsonaro está muito feliz e impressionado por eu ter feito tudo sozinho".

A PF também destacou mensagens nas quais o senador compartilhou com os parlamentares Sergio Moro (União-PR) e Eduardo Pazuello (PL-RJ) sua estratégia para afastar Moraes do inquérito dos atos antidemocráticos e promover o impeachment imediato do presidente Lula (PT). No entanto, a PF não apontou irregularidades por parte de Moro ou Pazuello.

Além disso, os investigadores mencionaram um diálogo em que Do Val afirmou ter um "núcleo duro" na Procuradoria-Geral da República (PGR) para iniciar ações criminais contra Moraes. No entanto, a PF ressaltou que as mensagens não indicaram uma proximidade real entre Do Val e os procuradores da República sobre o assunto. A PGR, representada por Augusto Aras, afirmou que as prerrogativas do Senado devem ser defendidas pela Câmara Alta.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES