PF investiga relato de Cid sobre manobras de Bolsonaro em trama golpista pós-eleição

O ex-tenente-coronel revelou que o ex-presidente convocou comandantes das Forças Armadas para discutir uma medida antidemocrática

Mauro Cid e Jair Bolsonaro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal (PF) está investigando as alegações do ex-ajudante de ordens da Presidência, ex-tenente-coronel Mauro Cid, de que Jair Bolsonaro (PL) teria desempenhado um papel direto na elaboração de um decreto golpista para evitar a troca de governo após as eleições de 2022. Cid, que fechou um acordo de delação premiada, afirmou que Bolsonaro pediu alterações em uma minuta que previa a prisão de autoridades e novas eleições. As informações estão sendo checadas pelos investigadores.

O ex-tenente-coronel relatou à PF que recebeu de Filipe Martins, ex-assessor da Presidência, uma minuta de um decreto golpista, alegando interferências do Poder Judiciário no Executivo. Segundo Cid, Bolsonaro solicitou a manutenção da convocação de novas eleições, mas apenas a prisão do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. As demais autoridades foram excluídas. Bolsonaro teria concordado com as alterações e convocado os comandantes das Forças Armadas para discutir a medida antidemocrática.

Leia Mais

A delação de Cid, homologada por Moraes, inclui informações sobre reuniões não oficiais de Bolsonaro com generais após as eleições. O ex-ajudante de ordens alega que Bolsonaro buscava manter o apoio popular nos acampamentos em frente aos quartéis, onde esperava encontrar evidências de fraude nas urnas eletrônicas.

A PF está em busca de provas adicionais, incluindo um e-mail do ex-tenente-coronel listando decisões desfavoráveis a Bolsonaro no TSE e no STF. Além disso, áudios e mensagens de Cid e aliados de Bolsonaro estão sendo analisados para verificar a existência de um plano golpista.

As investigações também se estendem ao ex-ministro da Defesa, Walter Braga Netto, suspeito de atuar como elo entre Bolsonaro e os acampamentos pró-intervenção militar. Cid afirmou que Braga Netto atualizava Bolsonaro sobre as manifestações e fazia a ligação entre o ex-presidente e os participantes dos acampamentos.

Braga Netto nega conhecimento sobre o conteúdo da delação e não se pronunciou sobre o processo sigiloso em curso. A PF investiga o possível envolvimento do ex-ministro com as atividades nos acampamentos, incluindo fotos que mostram pessoas acampadas frequentando o comitê de campanha da chapa Bolsonaro-Braga Netto em Brasília.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES