Ex-chanceler de Bolsonaro acusa Rússia de arquitetar ataques do Hamas contra Israel

Ernesto Araújo alegou que Vladimir Putin busca expulsar os Estados Unidos da região

Ernesto Araújo e Jair Bolsonaro | Ueslei Marcelino/Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ernesto Araújo, ex-chanceler do governo Jair Bolsonaro (PL), responsabiliza a Rússia pelos recentes ataques do grupo extremista islâmico Hamas a Israel, que tiveram início no último sábado (7). Em uma entrevista a um blog de ideologia política defensora de ideais conservadores e fundamentalistas, o ex-chanceler expressou a crença de que os ataques são resultado de uma determinação do Irã, em conjunto com seu principal aliado, a Rússia.

A análise de Ernesto Araújo sugere que a Rússia estaria motivada a provocar um conflito de larga escala no Oriente Médio, buscando, assim, expulsar os Estados Unidos da região. Segundo o ex-ministro das Relações Exteriores, a Rússia também estaria fomentando o conflito para fortalecer o Irã e disseminar um "reino de terror" na Europa e na América.

Leia Mais

O ex-chanceler ainda sugere que os interesses russos incluem desviar a capacidade bélica do Ocidente em apoio à Ucrânia, permitindo que Moscou avance sobre o território ucraniano. Na entrevista, Ernesto destaca que a concepção estratégica, incluindo a escolha do momento, provavelmente foi orquestrada pelo Irã, possivelmente com assistência russa, enquanto a execução tática pode ter se beneficiado de infiltrações em Israel.

“A concepção estratégica, incluindo a escolha do momento, muito provavelmente foi obra do Irã – possivelmente com ajuda russa. A execução tática pode ter-se beneficiado certamente de infiltração em Israel”, insinuou Ernesto.

Ernesto Araújo encontra-se licenciado do Itamaraty, sem receber salário, desde 2021, quando foi destituído do cargo de ministro das Relações Exteriores. Atualmente, ele ministra um curso online, conforme destacado por informações anteriores.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES