Salles decide deixar PL, após ter pedido de candidatura negado pelo presidente

“Nunca foi discutida a candidatura dele [Ricardo Salles] no partido”, afirmou Valdemar

Valdemar Costa Neto e Ricardo Salles | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma semana após o ex-ministro do Meio Ambiente e, agora, deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) reacender seus planos de concorrer à prefeitura de São Paulo, o presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, esclareceu que a candidatura de Salles "nunca foi discutida no partido". Com Salles em busca de alternativas, a reviravolta ocorreu após uma reunião entre Valdemar, Jair Bolsonaro (PL) e o ex-secretário de Comunicação Fabio Wajngarten, na sede do PL em Brasília, nesta quarta-feira (11).

Ficou acordado na reunião que Bolsonaro indicará o vice do prefeito Ricardo Nunes, do MDB, entre março e abril do próximo ano, conforme declarado por Wajngarten. O ex-secretário afirmou que Bolsonaro pediu a Valdemar para evitar especulações sobre nomes de vice e cobrou mais gestos ao bolsonarismo por parte do prefeito paulistano.

Leia Mais

Valdemar não mencionou um "veto" à candidatura de Salles, mas negou a existência de qualquer projeto eleitoral discutido anteriormente.

"Nunca foi discutida a candidatura dele [Ricardo Salles] no partido", afirmou Valdemar.

Conselho de Bolsonaro

Antes da reunião com Valdemar e Wajngarten, Bolsonaro se encontrou com Salles para discutir a candidatura. Na conversa, participaram os deputados federais Mario Frias (PL-RJ), Ubiratan Sanderson (PL-RS) e Rodolfo Nogueira (PL-MS). Bolsonaro teria aconselhado Salles a não deixar o partido e tentaria construir uma solução para sua empreitada eleitoral junto a Valdemar, orientando-o a diminuir as críticas contra o presidente do PL.

Desde o naufrágio de sua pré-candidatura, Salles tem criticado Valdemar em diversas ocasiões. A reviravolta se deu após Salles receber sinal verde de Bolsonaro na semana passada para retomar o projeto eleitoral. Salles agora estuda três alternativas, incluindo negociação com Valdemar por meio de Bolsonaro para deixar o partido sem perder o mandato, encenação de expulsão para manter a vaga na Câmara e, em último caso, levar o caso à Justiça Eleitoral.

A reunião entre Valdemar e Bolsonaro aliviou o mal-estar entre Nunes e os apoiadores do ex-presidente. O prefeito de São Paulo, criticado por esconder o apoio de Bolsonaro na pré-campanha, tem buscado se aproximar mais do entorno do ex-presidente para minimizar as rusgas.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES