PL altera lei e impõe 7 dias para início do tratamento contra o câncer

A atual legislação estabelece um prazo máximo de sessenta dias para o início do tratamento do câncer.

Fábio Teruel é o autor da proposta | Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Fábio Teruel (MDB-SP) propôs, na quinta-feira, 20 de julho, um projeto de lei que busca alterar o art. 2º da Lei nº 12.732, de 22 de novembro de 2012, para estabelecer um prazo de sete dias úteis para o primeiro tratamento de pacientes com suspeita de neoplasia maligna.

A atual legislação estabelece um prazo máximo de sessenta dias para o início do tratamento do câncer. No entanto, o deputado argumenta que esse período pode ser muito longo para alguns pacientes cujas condições de saúde exigem um atendimento mais imediato.

Leia Mais

Uma das preocupações levantadas pelo deputado é a disparidade existente entre os pacientes que têm acesso a planos de saúde privados ou podem arcar com tratamentos particulares e aqueles que dependem do sistema público de saúde. Essa discrepância resulta em diferenças significativas nos resultados dos tratamentos de câncer, tornando o acesso a tratamentos oportunos uma questão de justiça social.

Para abordar essa questão, o projeto de lei propõe a redução do prazo para sete dias úteis após o diagnóstico de neoplasia maligna suspeita. A mudança tem como objetivo garantir que todos os pacientes, independentemente de sua situação socioeconômica, tenham acesso a tratamentos de câncer de forma oportuna, melhorando suas chances de sobrevivência e qualidade de vida.

O deputado enfatiza a relevância do tema para a sociedade brasileira e solicita o apoio dos seus pares para a aprovação da proposta legislativa. A iniciativa busca proporcionar uma melhoria significativa no tratamento do câncer no país, promovendo uma igualdade de oportunidades no acesso à saúde para todos os cidadãos. A lei entrará em vigor na data de sua publicação, caso seja aprovada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES