PL de Lula garante remuneração mínima e previdência para motoristas de app

Se aprovado pelo Congresso, o projeto classificará os motoristas de aplicativos como uma categoria autônoma

Proteção social para motoristas de app | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na próxima segunda-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve assinar um projeto de lei que estabelece direitos trabalhistas para motoristas de aplicativos. Resultado de negociações entre o Ministério do Trabalho, liderado por Luiz Marinho, e representantes de aplicativos como Uber e 99, o acordo visa garantir uma remuneração mínima e acesso à Previdência Social para os trabalhadores, com as empresas contribuindo para a previdência.

Nesta primeira fase, o acordo foi selado apenas com empresas de transporte de passageiros e encomendas, deixando de fora aquelas focadas em entregas de comida e transporte por moto, como Ifood e Rappi. Se aprovado pelo Congresso, o projeto classificará os motoristas de aplicativos como uma categoria autônoma, sem vínculo pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Leia Mais

O governo Lula considera a garantia de direitos trabalhistas para os motoristas de aplicativos uma prioridade, visando criar uma rede mínima de proteção social para essa categoria. Embora os motoristas prefiram ser classificados como empreendedores, o projeto inicial não estabelecerá vínculo empregatício.

O Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto isso, está para decidir se há vínculo empregatício entre os motoristas e as plataformas, com uma decisão que terá repercussão geral, influenciando casos semelhantes em outros tribunais.

Para mais informações,acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES