Lula diz que Vale não é dona do Brasil e critica rastro de desastres da empresa

O presidente afirmou que empresas brasileiras devem estar alinhadas com o pensamento de desenvolvimento do governo

Críticas sobre a Vale | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em entrevista ao programa "É Notícia" da RedeTV, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou duras críticas à Vale, acusando a empresa de não cumprir promessas em regiões afetadas por desastres ambientais e abandonar projetos estratégicos. Lula enfatizou que a Vale não pode se considerar proprietária do Brasil e defendeu que empresas brasileiras estejam alinhadas com a visão de desenvolvimento do governo.

"A Vale não pode pensar que ela é dona do Brasil, não pode pensar que ela pode mais do que o Brasil. Então o que nós queremos é o seguinte: empresas brasileiras precisam estar de acordo com aquilo que é o pensamento de desenvolvimento do governo brasileiro. É isso que nós queremos", afirmou.

Leia Mais

O presidente lamentou a postura da Vale em relação a incidentes em estados como Pará e Minas Gerais, citando a falta de compensações prometidas após o desastre em Brumadinho. Ele também expressou preocupação com a quantidade de minas controladas pela Vale que não são exploradas há décadas.

Lula destacou a necessidade de uma nova política mineral, criticando a Vale por vender mais ativos do que produzir minérios de ferro e perder espaço para empresas australianas. O presidente reforçou a importância de diversificar o setor mineral, afirmando que a Vale não deve ter o monopólio dessa atividade no Brasil.

Além disso, Lula mencionou acusações de desastres ambientais envolvendo a Vale e criticou a decisão da empresa de desistir de projetos, como sua atuação em Moçambique. Ele expressou o desejo de que a Vale seja uma empresa entre muitas, contribuindo para o desenvolvimento econômico do país de forma responsável.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES