PL elabora projeto para tentar barrar inelegibilidade de Bolsonaro

A proposta divide opiniões de parlamentares do próprio partido que hospeda o ex-presidente

Deputados do PL buscam reverter cenário negativo a Bolsonaro | Isac Nóbrega
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Deputados do Partido Liberal (PL) planejam apresentar um projeto de lei visando conceder anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A proposta foi idealizada pelo deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) e tem como objetivo perdoar os frequentes crimes eleitorais, políticos e sociais cometidos pelo ex-chefe do Executivo em 2022. Sanderson anunciou que protocolará o documento na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (29).

De acordo com a analista política, Renata Agostini, a iniciativa de criar um projeto de lei para isentar Bolsonaro da responsabilização e penalização não é única, porém, sua viabilidade é incerta.

Leia Mais

A bancada do Partido Liberal na Câmara, composta por 99 deputados, apresenta divergências em relação ao projeto. Alguns parlamentares apoiam a proposta e acreditam que o processo de julgamento do ex-presidente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é movido por influências partidárias. Já a outra parcela da legenda está mais “interessada” em outros assuntos, uma vez que já identificam que o texto tem alta chance de não reverter o cenário negativo.

O ex-presidente é alvo de uma ação movida pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) na Corte Eleitoral, que o denuncia por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em uma reunião realizada com embaixadores em julho de 2022.

Caso seja condenado, Bolsonaro poderá ficar inelegível durante oito anos. Até o momento, o placar do julgamento está em 1 a 0 a favor da condenação à inelegibilidade, após o voto do relator da ação, ministro Benedito Gonçalves. O julgamento será retomado ainda nesta quinta-feira (29).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES