Presidente do Banco Central diz não saber quando juros vão começar a cair

Ainda durante a audiência, Campos disse que existe uma tendência de queda estrutural na taxa de juros do país.

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, fala na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado | Pedro França/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, informou hoje durante a audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado que não consegue dizer quando a taxa básica de juros (Selic) vai começar a cair, mas deixou claro que “estamos no caminho certo”. 

"Eu não tenho capacidade de dizer (quando vai cair), sou um voto de nove, quando isso vai acontecer, mas é um processo técnico que tem o seu tempo. As coisas têm caminhado no caminho certo”, declarou.

Ainda durante a audiência, Campos disse que existe uma tendência de queda estrutural na taxa de juros do país, deixando claro que isso se deve às reformas econômicas que foram colocadas nos últimos anos. 

A audiência no Senado discute a atual taxa de juros brasileira, que está sendo alvo de muitas críticas do governo Lula. A Selic encontra-se no patamar de 13,75% ao ano. É a maior taxa desde dezembro de 2016.

Roberto Campos Neto disse que os juros passaram a subir em 2022, ano eleitoral. "Nunca na história desse país, nem na história do mundo, foi feito um movimento de aumento de juros tão grande no período eleitoral, mostrando que o Banco Central, mesmo no período eleitoral, entendeu que a inflação ia subir, entendeu antes de grande parte dos outros países, mas fez uma subida muito grande no ano eleitoral", disse.

De acordo com ele, sem a ação do Banco Central, a inflação estaria em 10% ao invés de 5,8% e os juros estariam 18,75%. “O BC atuou antes, de forma autônoma, e quanto mais cedo se atua, menor é o custo para a sociedade", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES