Presidente Lula anuncia abertura de escritório da Apex em Lisboa

Segundo o presidente, a medida vai “mostrar a seriedade da relação entre Brasil e Portugal”

Presidente Lula anuncia abertura de escritório da Apex em Lisboa | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste sábado (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a abertura de um escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em Lisboa, em um evento que ocorreu na capital portuguesa com o intuito de estreitar a cooperação bilateral entre Brasil e Portugal.

Durante a XIII Cimeira Brasil-Portugal, o presidente destacou que a medida demonstra a seriedade da relação entre os dois países. O encontro contou com a presença do primeiro-ministro português, António Costa, e resultou na assinatura de 13 acordos nas áreas de educação, justiça, saúde, economia e cultura.

Lula enfatizou a importância dos acordos bilaterais, especialmente após um hiato de sete anos sem a realização da Cimeira Brasil-Portugal.

Integração

Foi assinado um acordo na área de educação para estabelecer o enquadramento jurídico da concessão de equivalência de estudos entre Brasil (ensino fundamental e médio) e Portugal (ensino básico e secundário) visando promover uma adequada integração escolar dos dois países. Além disso, outro acordo na área da educação prevê a criação da Escola Portuguesa de São Paulo.

Os líderes dos dois países reafirmaram o compromisso na área de saúde pública para o desenvolvimento e inovação em vigilância epidemiológica, preparação e resposta a emergências em saúde pública, saúde digital e produção de equipamentos para a saúde.

Na área de direitos humanos, foram assinados dois termos para a proteção de testemunhas em processo penal e para instituir boas práticas na promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

As Agências Espaciais Portuguesa e Brasileira firmaram cooperação para o uso pacífico do espaço, ciências espaciais e tecnologias.

Os ministros da Cultura de Portugal e do Brasil assinaram um memorando de entendimento na área do cinema, em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), para promover a produção cinematográfica de Portugal e do Brasil por meio de cofinanciamento de projetos dos dois países.

Também foram assinados memorandos de entendimento nas áreas de Energia, Geologia e Minas, além da cooperação entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Agência Lusa. Além disso, foi assinado um memorando de entendimento para promover o reconhecimento mútuo de títulos de condução (carteira de motorista).

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES