Presidente Lula nomeia Luiz Fernando Corrêa como novo diretor-geral da Abin

Corrêa, que anteriormente ocupou o cargo de diretor-geral da Polícia Federal, assume a posição que estava vaga há mais de um ano

Luiz Fernando Corrêa é nomeado novo diretor-geral da Abin | Leonor Calasans/IEA-USP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta terça-feira (30), a nomeação de Luiz Fernando Corrêa como o novo diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Corrêa, que anteriormente ocupou o cargo de diretor-geral da Polícia Federal, assume a posição que estava vaga há mais de um ano.

Com 64 anos de idade, Corrêa foi indicado por Lula em março e precisou passar por uma sabatina no Senado Federal. Em 17 de maio, ele foi aprovado com 43 votos a favor, cinco contrários e duas abstenções.

O último diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem, deixou o cargo em março de 2022, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Desde então, a posição estava vaga. Atualmente, Ramagem é deputado federal pelo PL do Rio de Janeiro.

Leia Mais

Antes de sua nomeação oficial, Luiz Fernando já vinha acompanhando as recentes decisões da Abin, o principal órgão de inteligência do Brasil. Além disso, ele também havia selecionado sua equipe antecipadamente.

Sobre a Abin:

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) é um órgão vinculado à Presidência da República do Brasil, responsável por realizar atividades de inteligência de interesse do Estado e da sociedade. Sua principal função é produzir e fornecer informações estratégicas para apoiar a tomada de decisões do governo nas áreas de segurança nacional, defesa, política externa e desenvolvimento socioeconômico.

A Abin atua na coleta, análise e produção de informações que envolvem a segurança do país, como ameaças internas e externas, riscos políticos, questões de terrorismo, crimes transnacionais, entre outros. Essas informações são essenciais para orientar políticas públicas, prevenir crises e contribuir para a proteção da soberania nacional.

A agência trabalha em conjunto com outros órgãos de inteligência e segurança, tanto no âmbito nacional como internacional, visando fortalecer a cooperação e o compartilhamento de informações relevantes para a segurança e estabilidade do Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES